TEORIAS E PRÁTICAS CONTEMPORÂNEAS DE RESTAURAÇÃO, REABILITAÇÃO E REQUALIFICAÇÃO DO PATRIMÔNIO CULTURAL EDIFICADO
UMA EXPERIÊNCIA DE ENSINO DE PÓS-GRADUAÇÃO INTERDISCIPLINAR
Palavras-chave:
Patrimônio Cultural Edificado, Conservação, Preservação e Uso Sustentável, Restauração, Reabilitação e Requalificação, Pós-GraduaçãoResumo
Este artigo versa sobre uma experiência de ensino no Programa de Pós-Graduação em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável da UFMG: a disciplina Restauração, Reabilitação e Requalificação do Patrimônio Cultural Edificado: Teorias e Práticas Contemporâneas. Ofertada a mestrandos e doutorandos desse que é um dos raros programas no Brasil voltados à conservação do patrimônio cultural e natural, a disciplina foi concebida objetivando contribuir para a geração, o desenvolvimento, a transmissão e a aplicação de conhecimentos próprios à sua temática e, em específico, para a análise, a crítica e a produção de projetos e obras de restauração, reabilitação e requalificação. De modo a alcançar esses objetivos educacionais, a disciplina adota um conjunto de premissas teóricas e empíricas basilares na conservação, bem como um conteúdo programático e estratégias de ensino-aprendizagem com elevado grau de interdisciplinaridade. Seus dois primeiros terços são dedicados à transmissão-aquisição de conteúdos relacionados à cultura, patrimônio e conservação em geral e, em específico, à conservação do patrimônio cultural edificado e sua restauração, reabilitação e requalificação. Em seu último terço, a disciplina se converte em um dinâmico workshop, no qual esses conteúdos são aplicados em estudos de casos. O artigo apresenta as premissas, os conteúdos e as estratégias da disciplina e, ao fim, alguns de seus desdobramentos e desafios.
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Copyright (c) 2020 Revista FÓRUM PATRIMÔNIO: Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável

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