O imaginário urbano sobre o Centro Histórico de Manaus

um olhar através dos cartões-postais da Belle Époque Amazônica

Autores

  • Prof. Frederico de Paula Tofani Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)
  • Bruna Lopes de Andrade Martins Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Palavras-chave:

Manaus, Centro Histórico, Imaginário Urbano, Fotografia, Cartão-Postal

Resumo

O Centro Histórico da cidade de Manaus, capital do estado do Amazonas, Brasil, tem o seu processo de formação e a sua composição caracterizados pela pluralidade de referências culturais – e, recentemente, foi inscrito pelo Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (IPHAN) no Livro do Tombo Histórico, bem como no Livro do Tombo Arqueológico, Etnográfico e Paisagístico. O presente artigo consiste em uma breve discussão sobre o imaginário urbano associado a esse espaço, conforme evidenciamos por meio de levantamento e interpretação de fontes iconográficas que retratam a cidade de Manaus, na última década do século XIX e primeira do século XX – a chamada Belle Époque Amazônica. Em específico, foram levantadas e interpretadas fotografias veiculadas como cartões-postais que registram o que viriam a ser, um século depois, os bens edificados constituintes do Centro Histórico de Manaus. A análise desse acervo iconográfico evidencia a disseminação de um discurso no qual Manaus é referida crescentemente como uma Paris dos Trópicos, o que, no entanto, não contempla a totalidade das imagens que constituem o imaginário local.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Prof. Frederico de Paula Tofani, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Possui os graus de Bacharel em Arquitetura e Urbanismo, obtido em 1988, de Mestre em Planejamento Urbano e Rural, obtido em 1997, e de Doutor em Geografia, obtido em 2008. Entre 1989 e 1992, foi arquiteto e urbanista da empresa Arché - Planejamento, Projeto e Obra, onde atuou na produção de projetos arquitetônicos e urbanísticos, na elaboração e compatibilização de projetos complementares e na execução de obras de construção civil. Em 1993, ingressou no Magistério Superior Federal como professor do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da UFV, nas áreas de Projeto Arquitetônico e Teoria da Arquitetura. Desde 1998, é professor da Escola de Arquitetura da UFMG, lotado em seu Departamento de Projetos. De 2010 a 2012, foi Coordenador do Colegiado dos Cursos de Graduação em Arquitetura e Urbanismo da UFMG e, de 2012 a 2016, foi Diretor da Escola de Arquitetura e membro do Conselho Universitário da UFMG. Dedica-se principalmente à linha de Conservação do Patrimônio Cultural e Natural, com ênfases na identificação e documentação de bens patrimoniais, na sua preservação e uso sustentável e na elaboração de projetos e obras de intervenções em Paisagens Culturais, Sítios Urbanos Tombados, Bens Arquitetônicos, Sítios Arqueológicos, Lugares de Bens Imateriais e Unidades de Conservação da Natureza. Isto tem se dado por meio de diversas atividades de pesquisa, de extensão e de ensino de graduação e pós-graduação, assim como da atuação como conselheiro, comissário, consultor e/ou coordenador de projetos da UNESCO, do ICOMOS-Brasil, do IPHAN, do IEPHA-MG, do CONEP-MG e do IEF-MG, dentre outras organizações.

Bruna Lopes de Andrade Martins, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Mestranda em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável (PPG-ACPS) pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG, na linha de pesquisa Memória e Patrimônio Cultural. Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal do Amazonas - UFAM (2020), onde desenvolveu pesquisa acadêmica nas áreas de Arquitetura Moderna na Amazônia e do urbanismo. Estagiou na Fundação Municipal de Cultura, Turismo e Eventos - Manauscult (2018-2019) e prestou serviço voluntário ao Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional - IPHAN, Superintendência no Amazonas (2020).

Downloads

Publicado

2023-02-12

Como Citar

de Paula Tofani, F., & Lopes de Andrade Martins, B. (2023). O imaginário urbano sobre o Centro Histórico de Manaus: um olhar através dos cartões-postais da Belle Époque Amazônica. Revista FÓRUM PATRIMÔNIO: Ambiente Construído E Patrimônio Sustentável, 12(1). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/forumpatrimo/article/view/42272

Edição

Seção

PATRIMÔNIO E PAISAGEM