MINAS GERAIS E OS DESAFIOS PARA PROTEÇÃO DE UM PATRIMÔNIO EM CAMPO MINADO
Schlagwörter:
Rompimento, Barragem de Fundão, Brumadinho, Minas Gerais, PatrimônioAbstract
Não é novidade que o território de Minas Gerais é permeado por estruturas minerárias. Em comunhão com os aspectos imateriais a elas vinculados, essas estruturas compõem a paisagem cultural mineira e representam, no contexto material, a importância da atividade de mineração para o desenvolvimento econômico do estado e do país. Apesar disso, situações como os recentes desastres-crime dos rompimentos da barragem de Fundão – de propriedade da Vale Mineração S.A., Samarco Mineração S.A. e BHP Billiton, na cidade de Mariana-MG - e do Complexo de Barragens da Mina do Córrego do Feijão – de propriedade da Vale Mineração S.A., na cidade de Brumadinho-MG -, têm alertado para uma improrrogável necessidade de descolonização econômica ou, dizendo em outras palavras, da indispensabilidade da busca por alternativas econômicas menos nocivas ao ambiente, à vida e, portanto, ao patrimônio em seu sentido amplo. A partir destas considerações, este estudo pretende sublinhar os desafios envolvidos na proteção do patrimônio mineiro. Isto, em especial, diante de acontecimentos que, como os acima citados, o coloca em permanente situação de vulnerabilidade.
Downloads
Veröffentlicht
Ausgabe
Rubrik
Lizenz
Copyright (c) 2019 Revista FÓRUM PATRIMÔNIO: Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável
Dieses Werk steht unter der Lizenz Creative Commons Namensnennung - Nicht-kommerziell - Keine Bearbeitungen 4.0 International.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
1. Autores/as que publicam na REVISTA FÓRUM PATRIMÔNIO mantêm os direitos sobre a sua obra e concedem à revista o direito de primeira publicação, realizada sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho e assevera o reconhecimento da autoria e do veículo de publicação original, a REVISTA FÓRUM PATRIMÔNIO.
2. Autores/as têm liberdade para publicação e distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), reafirmando a autoria e o reconhecimento do veículo de publicação original, a REVISTA FÓRUM PATRIMÔNIO.