O RECONHECIMENTO E VALORIZAÇÃO DO COLÉGIO JOSÉ ZANCHETTI COMO PATRIMÔNIO CULTURAL DE ABDON BATISTA - SANTA CATARINA

Autores

  • Kássia Lima Zanchett Universidade do Planalto Catarinense
  • Lilian Louise Fabre Santos Universidade do Planalto Catarinense

Palavras-chave:

Arquitetura vernacular, Valores culturais

Resumo

O presente trabalho problematiza a valorização da arquitetura vernacular como patrimônio cultural através do estudo de caso do antigo Colégio José Zanchetti localizado no município de Abdon Batista, no planalto sul do estado de Santa Catarina. A edificação do Colégio José Zanchetti, construída em madeira no ano de 1961 por descendentes de imigrantes italianos que colonizaram a região, foi a primeira escola pública do município e tinha a função de servir a comunidade urbana e rural. A estrutura do colégio é original, mas, ao longo dos anos sofreu algumas modificações internas, sendo essas consideradas reversíveis, não configurando uma descaracterização. Porém, desde a transferência da escola em 2011, a edificação encontra-se sem uso, com preservação precária e sem nenhuma medida protetiva, já que não é reconhecida como patrimônio cultural municipal justamente por ser um exemplar vernacular e mais recente da arquitetura de imigração. Desta forma, a pesquisa pretende identificar e atribuir os valores culturais que justificam o reconhecimento do Colégio José Zanchetti como patrimônio cultural de Abdon Batista e a partir deles refletir sobre diretrizes para um possível projeto de reabilitação da edificação que potencialize sua preservação e valorização como patrimônio cultural local.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Downloads

Publicado

2021-05-21

Como Citar

Lima Zanchett, K., & Fabre Santos, L. L. . (2021). O RECONHECIMENTO E VALORIZAÇÃO DO COLÉGIO JOSÉ ZANCHETTI COMO PATRIMÔNIO CULTURAL DE ABDON BATISTA - SANTA CATARINA. Revista FÓRUM PATRIMÔNIO: Ambiente Construído E Patrimônio Sustentável, 11(2). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/forumpatrimo/article/view/33981

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)