PAISAGEM RIBEIRINHA EM ÁREAS INUNDÁVEIS
ESTUDO DA CONSERVAÇÃO URBANA E AMBIENTAL DO PARQUE BEIRA RIO EM TERESINA, PIAUÍ
Palabras clave:
Paisagem ribeirinha, Preservação ambiental, `Parque Beira RioResumen
O Parque Beira Rio, na cidade de Teresina, capital do Piauí, compreende a orla do Rio Poti no trecho da Avenida Raul Lopes entre a Ponte Ministro Petrônio Portela e a Ponte Juscelino Kubitschek. O parque faz parte da Zona Leste de Teresina, onde até́ a década de 1960 os bairros existentes eram ocupados por fazendas e a maior movimentação de pessoas se dava em torno do Jóquei Clube do Piauí. Na década de 1990, com a abertura da Av. Raul Lopes, há ocupação por uso comercial e de serviços próximos a margem do rio. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo analisar através da legislação vigente, abordando os aspectos da urbanização e preservação ambiental, já que a área é considerada de risco segundo o mapeamento de inundação e alagamento realizado pela Prefeitura de Teresina, mas que paralelamente a lei de uso e ocupação do solo define a área de uso residencial e comercial. Assim, busca-se demonstrar uma falta de leitura e interpretação de forma sistêmica da paisagem da cidade nos seus aspectos urbanos e ambientais. Foram realizadas pesquisas bibliográficas, de campo, com levantamento fotográfico, mapeamento da área e consulta da legislação referente ao tema.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2017 Revista FÓRUM PATRIMÔNIO: Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
1. Autores/as que publicam na REVISTA FÓRUM PATRIMÔNIO mantêm os direitos sobre a sua obra e concedem à revista o direito de primeira publicação, realizada sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho e assevera o reconhecimento da autoria e do veículo de publicação original, a REVISTA FÓRUM PATRIMÔNIO.
2. Autores/as têm liberdade para publicação e distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), reafirmando a autoria e o reconhecimento do veículo de publicação original, a REVISTA FÓRUM PATRIMÔNIO.