GESTÃO DE RISCOS PARA EDIFÍCIOS HISTÓRICOS E ACERVOS MÓVEIS
PRIMEIRO CICLO DE IMPLEMENTAÇÃO PARA O PATRIMÔNIO CULTURAL DA FIOCRUZ
Palabras clave:
conservação preventiva, gestão de riscos, patrimônio arquitetônico, valoraçãoResumen
O presente trabalho tem como objetivo apresentar os resultados do primeiro ciclo de implementação da gestão de riscos para os bens culturais sob responsabilidade da Casa de Oswaldo Cruz / Fiocruz. Para realização do ciclo-piloto foi criado um Grupo de Trabalho multidisciplinar e selecionados três edifícios históricos tombados pelo IPHAN-Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional e três acervos móveis. A metodologia adotada para a realização do trabalho foi o Método ABC, elaborado pelo CCI - Canadian Conservation Institute e ICCROM - International Centre for the Study of the Preservation and Restoration of Cultural Property com colaboração da Agência de Patrimônio Cultural Holandesa. O desenvolvimento do trabalho contemplou a realização de cinco etapas sequenciais: estabelecimento do contexto, identificação, análise, avaliação e tratamento dos riscos. Os resultados alcançados incluem a melhoria das estratégias preventivas para o patrimônio institucional e maior integração entre as diferentes equipes envolvidas nas ações de conservação.
Descargas
Descargas
Publicado
Cómo citar
Número
Sección
Licencia
Derechos de autor 2020 Revista FÓRUM PATRIMÔNIO: Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável
Esta obra está bajo una licencia internacional Creative Commons Atribución-NoComercial-SinDerivadas 4.0.
Este obra está licenciado com uma Licença Creative Commons Atribuição-NãoComercial-SemDerivações 4.0 Internacional.
1. Autores/as que publicam na REVISTA FÓRUM PATRIMÔNIO mantêm os direitos sobre a sua obra e concedem à revista o direito de primeira publicação, realizada sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento do trabalho e assevera o reconhecimento da autoria e do veículo de publicação original, a REVISTA FÓRUM PATRIMÔNIO.
2. Autores/as têm liberdade para publicação e distribuição não-exclusiva da versão do trabalho publicada nesta revista (ex.: publicar em repositório institucional ou como capítulo de livro), reafirmando a autoria e o reconhecimento do veículo de publicação original, a REVISTA FÓRUM PATRIMÔNIO.