A luta histórica dos povos indígenas do leste brasileiro

do direito à valorização do patrimônio cultural material e imaterial do Brasil

Autores

  • Ludimila Silva IFMG
  • José Dias Neto Universidade Federal de Minas Gerais
  • Jose Antonio Souza de Deus Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

Povos Indígenas, Leste Brasileiro, Patrimônio Cultural, Etnogeografia

Resumo

A luta dos povos indígenas é entremeada por tragédias e perseguições etnocídas e, por outro lado, por conquistas identitárias, territoriais e patrimoniais garantidas pelas Leis brasileiras. E é nessa perspectiva que este artigo objetiva realizar uma análise do processo de inclusão das comunidades indígenas no âmbito do direito constitucional, e, sobretudo, no contexto das políticas patrimoniais de reconhecimento e valorização do patrimônio cultural e imaterial indígena no Brasil. Para tal desenvolveu-se um levantamento das práticas de preservação e reconhecimento do patrimônio cultural indígena do leste brasileiro. A metodologia utilizada partiu da realização de trabalhos de campo, levantamento documental, cartográfico e histórico dos processos de territorialização, construção identitária e patrimônio cultural indígenas. Ressalte-se, que muitas são as políticas que vem se constituindo, nesse contexto, desde o século passado, e é forçoso destacar a importância de muitas delas para a preservação desse patrimônio relevante para toda a nação brasileira; todavia, é a força identitária e cultural dessas coletividades na luta pela conquista desses direitos no passado, no presente e no futuro que, verdadeiramente, garante o seu reconhecimento, valorização e perpetuação para as gerações futuras.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

José Dias Neto, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutorando do Programa de Pós-graduação em Geografia - IGC. Mestrado em Geografia pelo Instituto de Geociências (IGC) da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), área de concentração Organização do Espaço, linha de pesquisa Geografia Cultural. Bacharel em Ciências Sociais pela Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (PUC-MG), com aperfeiçoamento em Educação Ambiental pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Especialização em Elaboração, Gestão e Avaliação em Projetos Sociais pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) - curso interrompido.

Jose Antonio Souza de Deus, Universidade Federal de Minas Gerais

Geólogo e Dr. em Ciências/Geografia (orientadores- Mestrado: Carlos Minc; Doutorado: Bertha Becker/UFRJ). Realizou pesquisas na Amazônia, interagindo com índios do Acre e Rondônia/ 2013. Coordenou pesquisas em regiões de antiga mineração (MG: Quadrilátero, vales do Jequitinhonha e Mucuri, Mantiqueira). Em 2011, atuou na Formação Intercultural de Educadores Indígenas- FaE/UFMG. De 1978 a 1982, trabalhou na PETROBRÁS; e em 1982, ingressou no IGC/UFMG (Prof. Associado IV). Em 2005/2006, foi vice-diretor da Instituição, onde é credenciado junto à Pós-Graduação em Geografia/2008, orientando dissertações/teses sobre comunidades tradicionais do Jequitinhonha e RMBH. É autor/organizador de livros/capítulos de livros (Springer Nature, Sangre Editorial, Universidade de Coimbra, UFMG, URGS, UFC, UFG, IFS/SE, Fino Traço, Dialética, Criação, Compasso Lugar-Cultura, Letramento) e artigos em periódicos nacionais "Qualis" A CAPES (Novo Qualis/2019-Provisório); Caderno de Geografia/PUC-MG; Sociedade & Natureza/UFU; Ateliê Geográfico/UFG; GeoNordeste/UFS; GeoPauta/UESB; GeoAraguaia/UFMT; InterEspaço/ UFMA, Cerrados-Ciranda/UniMontes...) e internacionais (AGÁLIA/Galícia-Espanha, Revista Geográfica de América Central...). Atua nas áreas da Geografia Cultural e Etnopolítica/Socioambientalismo.

Downloads

Publicado

2018-12-28

Como Citar

Silva, L., Dias Neto, J., & Deus, J. A. S. de. (2018). A luta histórica dos povos indígenas do leste brasileiro: do direito à valorização do patrimônio cultural material e imaterial do Brasil. Revista FÓRUM PATRIMÔNIO: Ambiente Construído E Patrimônio Sustentável, 9(2). Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/forumpatrimo/article/view/33982