A IMPLICAÇÃO ENTRE A TEORIA E A PRÁTICA
A EXPERIÊNCIA DA DISCIPLINA PROJETO PATRIMÔNIO NA FACULDADE DE ARQUITETURA E URBANISMO DA PUC-CAMPINAS
Palavras-chave:
Restauro, Ensino, Intervenção contemporânea, ValorResumo
Este artigo visa explanar as experiências da disciplina de Projeto Patrimônio ministrada na FAU-PUC-Campinas, que busca consolidar a práxis entre o desenho e o instrumental teórico para procedimentos propositivos na área de projetos de intervenção, inserindo um novo artefato de forma a dialogar com o território historizado. A área trabalhada é o Complexo Ferroviário de Campinas, cuja implantação segmentou a cidade em duas partes. Respeitando o território consolidado, investigam-se as relações entre o ambiente construído preexistente e a intervenção edilícia contemporânea, tendo como proposta, reunificar a malha urbana da cidade. As proposições são estruturadas em dois blocos: a aplicação de correntes teóricas contemporâneas do campo disciplinar do restauro e o entendimento relevante do território consolidado, através de pesquisas e investigações que subsidiam a conformação espacial. Compreende-se configurações espaciais pormenorizadas, relevando-se as questões urbanas pertinentes ao Complexo e os desenhos adequados para integrar espacialmente entre si seus diversos edifícios. Pesquisas sobre projetos urbanos são realizadas para subsidiar conceitos acerca de qualidades espaciais para criar referências e repertórios entre os estudantes. Evidenciam-se configurações adequadas entre a preexistência e a intervenção contemporânea, buscando a integração com o entorno, aventando a cidade como um organismo coeso, capaz de superar os obstáculos desta cicatriz urbana.
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