A Linha Verde na Região Metropolitana de Belo Horizonte

projeto de modernidade e empreendimentos

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-549X..13270

Palavras-chave:

Linha Verde, Metrópole, Intervenções urbanas, Centro Administrativo de Minas Gerais

Resumo

A recorrência ao progresso e à ordem acomoda as transformações deflagradas, na Região Metropolitana de Belo Horizonte, pelo projeto viário Linha Verde e pela transferência do Centro Administrativo de Minas Gerais. Essas transformações acessam elementos do imaginário citadino - a estética de uma modernidade construída, a autonomia e a segurança - e captam, em sequência, novos agentes que se encontram além da região metropolitana, desalojando/deslocando outros intraurbanos. O objetivo deste artigo é analisar como as intervenções urbanas que privilegiam o Vetor Norte na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) ilustram o peso e o papel que os discursos e as ações políticas guardam no processo de produção e reprodução do espaço. A metodologia adotada verifica o processo de reprodução da sociedade, através do entendimento do espaço geográfico como categoria de análise, e pontua a modernização da metrópole, confrontando-a com a abertura de novos espaços para a valorização do capital. No conjunto, essas ações e empreendimentos contribuem para perdurar, via discurso político mineiro, contradições e conflitos, muitos deles ainda latentes.

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Biografia do Autor

Doralice Barros Pereira, Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG)

Doralice Barros Pereira é Professora do Departamento de Geografia/UFMG.

Laura Arantes Campos,

Laura Arantes Campos é Bolsista da Fapemig e Licenciada em Geografia/UFMG.

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Publicado

2009-12-01

Como Citar

Pereira, D. B., & Campos, L. A. (2009). A Linha Verde na Região Metropolitana de Belo Horizonte: projeto de modernidade e empreendimentos. Revista Geografias, 5(2), 50–64. https://doi.org/10.35699/2237-549X.13270

Edição

Seção

Artigos