Avaliação da qualidade das águas superficiais na Fazenda da Escola Agrotécnica Federal de Barbacena-MG

Autores

  • Paulo Octávio de Lima e Costa Araújo Escola Agrotécnica Federal de Barbacena - EAFAB
  • Frederico Wagner de Azevedo Lopes Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG
  • Renato Luís Grisi Macedo Universidade Federal de Lavras - UFLA
  • José Aldo Alves Pereira Universidade Federal de Lavras - UFLA

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-549X..13273

Palavras-chave:

Qualidade da água, Atividade agropecuária, Impacto ambiental

Resumo

O desenvolvimento de atividades produtivas em propriedades rurais pode comprometer a qualidade das águas, em função da utilização de técnicas de manejo inadequadas. Neste sentido, torna-se imprescindível a adoção de planejamento adequado para se desenvolver as atividades agropecuárias de forma a minimizar os impactos sobre os recursos hídricos. Este estudo teve como objetivo avaliar os efeitos das intervenções antrópicas sobre a qualidade das águas superficiais, na área de drenagem sob influência da fazenda da Escola Agrotécnica Federal de Barbacena (EAFAB), no intuito de subsidiar a elaboração do projeto de adequação ambiental proposto para a escola. Para avaliar os impactos presentes, foram realizadas análises físico-químicas e microbiológicas das águas, medição de vazão, e elaboração do mapeamento de uso do solo na área de estudo. Os resultados demonstraram a perda de áreas de vegetação nativa, além da degradação da qualidade das águas de corpos d’água presentes nas áreas da EAFAB, tendo em vista a desconformidade aos limites estabelecidos pela legislação para os níveis de coliformes termotolerantes, fósforo total, DBO5, OD, e turbidez. Apesar da contribuição da agropecuária na deterioração das águas, a principal fonte de contaminação são os efluentes domésticos da área urbana no entorno.

Biografia do Autor

  • Paulo Octávio de Lima e Costa Araújo, Escola Agrotécnica Federal de Barbacena - EAFAB

    Paulo Octávio de Lima e Costa Araújo é Doutor em Engenharia Florestal.

  • Frederico Wagner de Azevedo Lopes, Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG

    Frederico Wagner de Azevedo Lopes é Mestre em Engenharia Florestal.

  • Renato Luís Grisi Macedo, Universidade Federal de Lavras - UFLA

    Renato Luís Grisi Macedo é PhD. em Engenharia Florestal.

  • José Aldo Alves Pereira, Universidade Federal de Lavras - UFLA

    José Aldo Alves Pereira é Doutor em Ecologia.

Referências

ALMEIDA, M.A.B.; SCHWARZBOLD, A. Avaliação sazonal da qualidade das águas do Arroio da Cria Montenegro, RS com aplicação de um índice de qualidade de água (IQA). Revista Brasileira de Recursos Hídricos, v.8, n.1, p.81-97, 2003.

AMARAL, L. A.; NADER FILHO, A.; ROSSI JUNIOR, O.D.; FERREIRA, F.L.A.; BARROS, L.S.S. Água de consumo humano como fator de risco à saúde em propriedades rurais. Revista de Saúde Pública. São Paulo, Vol.37, n.4, 2003

BARBIERI, A.F. et al. Atividades antrópicas e impactos ambientais. In: PAULA, J.A (Org.). Biodiversidade, população e economia: uma região de Mata Atlântica. Belo Horizonte, 1997. p.273-343.

CHAPMAN, D.; KIMSTACH, V. Selection of water quality variables. In: CHAPMAN, D. (Ed.). Water quality assessments - a guide to use of biota, sediments and water in environmental monitoring. 2.ed. London: UNESCO/WHO/UNEP, 1996. p.74-133.

COPAM-CONSELHO ESTADUAL DE POLÍTICA AMBIENTAL. Deliberação normativa conjunta COPAMCERH no 01 de 05 de maio de 2008. Dispõe sobre a classificação de corpos d’água e diretrizes ambientais para o seu enquadramento, bem como estabelece as condições e padrões de lançamentos de efluentes. Diário Oficial de Minas Gerais- 13/05/2008.

CONAMA - CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE. Resolução no 303 de 20 de março de 2002. Dispõe sobre parâmetros, definições e limites de áreas de preservação permanente. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/port/ conama/res/res02/res30302.html>. Acesso em: 15 mar. 2007.

EMBRAPA - EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA. Centro Nacional de Pesquisa de Solos. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento 91, Avaliação da Aptidão Agrícola das Terras da Zona das Vertentes-MG. EMBRAPA, Rio de Janeiro, RJ. 2006.

EMBRAPA - EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA. Centro Nacional de Pesquisa de Solos. SistemaBrasileiro de Classificação de Solos. EMBRAPA, Brasília. 1999.

HERMES, L.C.; SILVA, A.S. Avaliação da Qualidade da águas: manual prático. Brasília: EMBRAPA Informação Tecnológica, 2004. 55p.

LIMA, W. P; ZAKIA, M. J. B. In: Edusp. Matas Ciliares: Conservação e Recuperação. São Paulo, 2000, p.33-44.

LOPES, F.W.A. Avaliação da qualidade das águas e condições de balneabilidade na bacia do Ribeirão de Carrancas-MG. 2007. 96p. Dissertação (Mestrado em Engenharia Florestal)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, MG.

MERTEN, G.H; MINELLA, J.P. Qualidade da água em bacias hidrográficas rurais: um desafio atual para a sobrevivência futura. Agroecologia e Desenvolvimento rural Sustentável, Porto Alegre, v.3, n.4, p.33- 38 out/dez, 2002.

Downloads

Publicado

2009-12-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Avaliação da qualidade das águas superficiais na Fazenda da Escola Agrotécnica Federal de Barbacena-MG. (2009). Revista Geografias, 5(2), 93-106. https://doi.org/10.35699/2237-549X..13273

Artigos mais lidos pelo mesmo(s) autor(es)