Avaliação da qualidade das águas superficiais na Fazenda da Escola Agrotécnica Federal de Barbacena-MG
DOI:
https://doi.org/10.35699/2237-549X..13273Palavras-chave:
Qualidade da água, Atividade agropecuária, Impacto ambientalResumo
O desenvolvimento de atividades produtivas em propriedades rurais pode comprometer a qualidade das águas, em função da utilização de técnicas de manejo inadequadas. Neste sentido, torna-se imprescindível a adoção de planejamento adequado para se desenvolver as atividades agropecuárias de forma a minimizar os impactos sobre os recursos hídricos. Este estudo teve como objetivo avaliar os efeitos das intervenções antrópicas sobre a qualidade das águas superficiais, na área de drenagem sob influência da fazenda da Escola Agrotécnica Federal de Barbacena (EAFAB), no intuito de subsidiar a elaboração do projeto de adequação ambiental proposto para a escola. Para avaliar os impactos presentes, foram realizadas análises físico-químicas e microbiológicas das águas, medição de vazão, e elaboração do mapeamento de uso do solo na área de estudo. Os resultados demonstraram a perda de áreas de vegetação nativa, além da degradação da qualidade das águas de corpos d’água presentes nas áreas da EAFAB, tendo em vista a desconformidade aos limites estabelecidos pela legislação para os níveis de coliformes termotolerantes, fósforo total, DBO5, OD, e turbidez. Apesar da contribuição da agropecuária na deterioração das águas, a principal fonte de contaminação são os efluentes domésticos da área urbana no entorno.Referências
ALMEIDA, M.A.B.; SCHWARZBOLD, A. Avaliação sazonal da qualidade das águas do Arroio da Cria Montenegro, RS com aplicação de um índice de qualidade de água (IQA). Revista Brasileira de Recursos Hídricos, v.8, n.1, p.81-97, 2003.
AMARAL, L. A.; NADER FILHO, A.; ROSSI JUNIOR, O.D.; FERREIRA, F.L.A.; BARROS, L.S.S. Água de consumo humano como fator de risco à saúde em propriedades rurais. Revista de Saúde Pública. São Paulo, Vol.37, n.4, 2003
BARBIERI, A.F. et al. Atividades antrópicas e impactos ambientais. In: PAULA, J.A (Org.). Biodiversidade, população e economia: uma região de Mata Atlântica. Belo Horizonte, 1997. p.273-343.
CHAPMAN, D.; KIMSTACH, V. Selection of water quality variables. In: CHAPMAN, D. (Ed.). Water quality assessments - a guide to use of biota, sediments and water in environmental monitoring. 2.ed. London: UNESCO/WHO/UNEP, 1996. p.74-133.
COPAM-CONSELHO ESTADUAL DE POLÍTICA AMBIENTAL. Deliberação normativa conjunta COPAMCERH no 01 de 05 de maio de 2008. Dispõe sobre a classificação de corpos d’água e diretrizes ambientais para o seu enquadramento, bem como estabelece as condições e padrões de lançamentos de efluentes. Diário Oficial de Minas Gerais- 13/05/2008.
CONAMA - CONSELHO NACIONAL DO MEIO AMBIENTE. Resolução no 303 de 20 de março de 2002. Dispõe sobre parâmetros, definições e limites de áreas de preservação permanente. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/port/ conama/res/res02/res30302.html>. Acesso em: 15 mar. 2007.
EMBRAPA - EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA. Centro Nacional de Pesquisa de Solos. Boletim de Pesquisa e Desenvolvimento 91, Avaliação da Aptidão Agrícola das Terras da Zona das Vertentes-MG. EMBRAPA, Rio de Janeiro, RJ. 2006.
EMBRAPA - EMPRESA BRASILEIRA DE PESQUISA AGROPECUÁRIA. Centro Nacional de Pesquisa de Solos. SistemaBrasileiro de Classificação de Solos. EMBRAPA, Brasília. 1999.
HERMES, L.C.; SILVA, A.S. Avaliação da Qualidade da águas: manual prático. Brasília: EMBRAPA Informação Tecnológica, 2004. 55p.
LIMA, W. P; ZAKIA, M. J. B. In: Edusp. Matas Ciliares: Conservação e Recuperação. São Paulo, 2000, p.33-44.
LOPES, F.W.A. Avaliação da qualidade das águas e condições de balneabilidade na bacia do Ribeirão de Carrancas-MG. 2007. 96p. Dissertação (Mestrado em Engenharia Florestal)-Universidade Federal de Lavras, Lavras, MG.
MERTEN, G.H; MINELLA, J.P. Qualidade da água em bacias hidrográficas rurais: um desafio atual para a sobrevivência futura. Agroecologia e Desenvolvimento rural Sustentável, Porto Alegre, v.3, n.4, p.33- 38 out/dez, 2002.
Downloads
Publicado
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2009 Paulo Octávio de Lima e Costa Araújo, Frederico Wagner de Azevedo Lopes, Renato Luís Grisi Macedo, José Aldo Alves Pereira
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os artigos desta revista obedecem a licença Creative Commons — Attribution 4.0 International — CC BY 4.0