Mosaicos de unidades de conservação

desafios para a gestão integrada e participativa para a conservação da natureza

Autores

  • Gustavo Mendes de Melo UFRJ
  • Marta de Azevedo Irving UFRJ

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-549X..13383

Palavras-chave:

mosaicos de unidades de conservação, participação social, gestão territorial integrada

Resumo

Este artigo tem como objetivo contextualizar e discutir alguns dos principais desafios para a implementação dos mosaicos de unidades de conservação no âmbito das políticas públicas de proteção da natureza, no caso brasileiro. A noção de mosaicos tem como diretriz central a perspectiva da gestão das áreas protegidas e o planejamento territorial integrado e participativo para a conservação da natureza em uma escala regional. Por serem recentes em políticas públicas, e estarem associados a objetivos complexos, a sua implementação representa ainda um desafio nas políticas de conservação da natureza. O presente artigo contextualiza a estratégia de mosaicos no Brasil, tendo como base metodológica pesquisas bibliográficas e documentais sobre o tema. A análise considera que os mosaicos representam instrumentos de gestão territorial de difícil internalização entre os interlocutores da gestão das unidades de conservação, sendo esta perspectiva interpretada de forma limitada frente às oportunidades do processo de gestão integrada da biodiversidade. Além disso, o trabalho aponta a complexidade em relação ao comprometimento dos órgãos ambientais quanto à implementação dos mosaicos como alternativa para a conservação da natureza em escala regional. Neste sentido, aponta-se para a importância do desenvolvimento de instrumentos normativos com este objetivo, no âmbito dos órgãos ambientais envolvidos, para que sejam estabelecidos diretrizes e procedimentos claros a serem adotados por parte destas instâncias para a implementação efetiva dos mosaicos no país.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

AZEVEDO. A. A.; GOULART, M. F.; SILVA, J. A.; VILHENA, C. A. (Org.). Relatório do Mosaico de Unidades de Conservação do Espinhaço: Alto Jequitinhonha – Serra do Cabral - Processo de criação e implantação. Instituto Biotrópicos, 2009.

BERQUE, A. Les raisons du paysage de la Chine antique aux environnements de synthèse. Paris: Hazan, 1995.

BRASIL. Lei Nº 4.771. Institui o Código Florestal, Brasil. 1965.

______. Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza. Lei n° 9.985, de 18 de julho de 2000 e Decreto 4.340, 2002. Brasília: MMA, 2000.

______. Lei Federal nº. 10.257 - Regulamenta os arts. 182 e 183 da Constituição Federal e estabelece diretrizes gerais da política urbana e dá outras providências – denominada como Estatuto da Cidade. Brasília, 2001.

CARRILLO, A. C. Relatório técnico do seminário sobre gestão territorial para conservação da biodiversidade. Departamento de Áreas Protegidas, Ministério do Meio Ambiente. Brasília, 2009.

DELELIS, C.; REHDER, T.; CARDOSO, T. Mosaicos de áreas protegidas: reflexões e propostas da cooperação franco- brasileira. Ministério do Meio Ambiente, MMA; Embaixada da Franca no Brasil - CDS UnB, Brasília, 2010. 149p.

DELELIS, C. Relatório do VI Seminário da Cooperação. 6º Seminário Cooperação Franco-Brasileira, Lille, 2010. 21p.

FRANÇA, F. Apresentação realizada pelo autor. Disponível em: <http://www.franceamsud.org/site/wp-content/uploads/2009/08/Franca.pdf>. Acesso em: 24 mar. 2009.

FRANÇA. Lei n° 2006- 436. Relativa aos Parques Nacionais, aos Parques Naturais Marinhos e aos Parques Naturais Regionais”, 14 de abril de 2006. Disponível em: . Acesso em: 12 abr. 2014.

GOHN, G. Conselhos Gestores e Participação Sociopolítica. São Paulo: Cortez, 2003. ICMBIO. Coordenação de Criação de Unidades de Conservação do ICMBIO. Disponível em: . Publicado em: 28 dez. 2009. Acesso em: 03 mar. 2011.

LARRÈRE, C.; LARRÈRE, R. Du bon usage de la nature. Paris: Édition Aubier, 1997. 335p.

LEDERMAN, M.; PINHEIRO, M. Relatório da IV Oficina do Mosaico da Amazônia Meridiona. Chapada dos Guimarães. Mato Grosso, 2009.

LINO, C. (RBMAReserva da Biosfera da Mata Atlântica). Relatório da I Oficina Técnica: Mosaicos de Áreas Protegidas da Mata Atlântica. Projeto de Fortalecimento e Intercâmbio de Mosaicos de Áreas Protegidas na Mata Atlântica. São Paulo, 2009.

MACIEL, B. de A. Mosaicos de Unidades de Conservação: uma estratégia de conservação para a Mata Atlântica. 182p. Dissertação de Mestrado – Centro de Desenvolvimento Sustentável, Universidade de Brasília, Brasília, 2007.

MELO, G. M. Desafios para a gestão integrada e participativa do Mosaico da Mata Atlântica Central Fluminense – RJ. 208p. Tese de Doutorado – Programa de PósGraduação em Psicossociologia de Comunidades de Ecologia Social - EICOS, Instituto de Psicologia, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, 2012.

METZGER, J. P. O que é ecologia da paisagem? Biota Neotropica, v. 1, n. 12, 2001.

MINAYO, M.C.S. Pesquisa social: teoria, método e criatividade. Rio de Janeiro: Vozes, 1998.

MMA. Ministério do Meio Ambiente. O corredor central da mata atlântica: uma nova escala de conservação da biodiversidade / Ministério do Meio Ambiente, Conservação Internacional e Fundação SOS Mata Atlântica. Brasília: Ministério do Meio Ambiente; Conservação Internacional, 2006.

______. Ministério do Meio Ambiente. Disponível em: . Acesso em: 23 set. 2010.

MORAES, A. C. R. Meio ambiente e ciências humanas. São Paulo: Annablume, 2005.

PINHEIRO, M. R. (Org.). Recomendações para reconhecimento e implementação de Mosaicos de Áreas Protegidas. Brasília: GTZ, 2010.

RBMA. Reserva da Biosfera da Mata Atlântica. Relatório Técnico do Seminário de Áreas Protegidas, Mosaicos e Corredores Ecológicos na Mata Atlântica. Projeto de Fortalecimento e Intercâmbio de Mosaicos de Áreas Protegidas na Mata Atlântica. São Paulo, 2009.

______. Disponível em: . Acesso em: 14 mar. 2011.

TAMBELLINI, M. T. Mosaico como modelo de gestão de áreas protegidas: análise conceitual e processos de implantação. Dissertação (Mestrado em Ciência Ambiental) – Universidade Federal Fluminense, Niterói, 2007.

VASCO, I. F. Um pouco da história dos Mosaicos no Brasil. Palestra proferida no Curso de Gestão de Mosaico de Áreas Protegidas do ICMBio. ACADEBIO, São Paulo, 15 de agosto de 2011.

WWF. Disponível em: <http://wwf.org.br>. Acesso em: 12 jan. 2010.

Downloads

Publicado

2014-12-01

Como Citar

Melo, G. M. de, & Irving, M. de A. (2014). Mosaicos de unidades de conservação: desafios para a gestão integrada e participativa para a conservação da natureza. Revista Geografias, 10(2), 46–58. https://doi.org/10.35699/2237-549X.13383

Edição

Seção

Artigos