Tendências de inclusão social no Plano Nacional de Turismo 2007/2010: uma interpretação preliminar

  • Altair Sancho Universidade Federal de Minas Gerais
  • Marta de Azevedo Irving Universidade Federal do Rio de Janeiro
Palavras-chave: Inclusão Social, Políticas Públicas, Plano Nacional de Turismo 2007-2010

Resumo

O tema da inclusão social vem sendo, progressivamente, internalizado no discurso de políticas públicas de turismo e das agências internacionais do setor, como a Organização Mundial do Turismo. Em 2007, o Ministério do Turismo lançou, no Brasil, o Plano Nacional de Turismo 2007/2010 “Uma Viagem de Inclusão”, que reafirmou o potencial do turismo para a geração de emprego e renda, conservação de recursos naturais, valorização cultural e melhoria das condições de vida de populações residentes em lugares turísticos. Mas em que medida este discurso se reproduz em estratégias de planejamento turístico? Na tentativa de contribuir para esta reflexão, o presente ensaio busca interpretar de que forma o tema da inclusão social está expresso no Plano Nacional de Turismo 2007/2010. Tal análise partiu da construção de um referencial teórico norteador, com base em pesquisa bibliográfica, que permitiu a identificação de alguns parâmetros para a interpretação do turismo como alternativa para a promoção da inclusão social. Mas embora seja evidente o avanço do tema da inclusão social nesta política em relação às anteriores, a proposta de planejamento turístico priorizado pelo PNT 2007/2010 ainda está, prioritariamente, pautado na lógica econômica de mercado.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Altair Sancho, Universidade Federal de Minas Gerais
Prof. Assistente II, Depto. Geografia - IGC/UFMG. Mestre em Psicossociologia de Comunidades e Ecologia Social/Programa EICOS/IP/UFRJ.
Marta de Azevedo Irving, Universidade Federal do Rio de Janeiro
Professora Associada do Programa EICOS/IP/UFRJ; PPED/UFRJ e INCT/CNPq. Doutora em Oceanografia/USP.
Publicado
2011-01-01
Como Citar
Sancho, A., & Irving, M. de A. (2011). Tendências de inclusão social no Plano Nacional de Turismo 2007/2010: uma interpretação preliminar. Revista Geografias, 44-57. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/geografias/article/view/13308
Seção
Artigos