Esta es un versión antigua publicada el 2021-07-02. Consulte la versión más reciente.

A diversão da cultura

a política da geografia cultural

Autores/as

  • João Souza Universidade Estadual de Campinas - UNICAMP

DOI:

https://doi.org/10.35699/2237-549X.2021.34477

Palabras clave:

nova geografia cultural, virada cultural, política, economia política, cultural turn

Resumen

Os anos 1980 e 1990 testemunharam a emergência de uma nova geografia cultural, primeiramente como uma reação ao poder que o marxismo e a economia política adquiriram no campo da geografia a partir dos anos 1970, mas também refletindo as transformações mais amplas do capitalismo tardio. Colocando em questão a prioridade dada ao reino da produção da análise geográfica, essa nova geografia cultural mudou a sua ênfase, em vez disso, para questões relativas ao consumo, à representação e à identidade. Este artigo possui três objetivos básicos. Primeiro, intenciona ser uma avaliação do papel político que a “nova geografia cultural” realizou na geografia anglo-americana. Segundo, busca sugerir caminhos nos quais, dentro do contexto geográfico, o conceito de cultura pode ser resgatado de si mesmo. Finalmente, visa repensar as conexões entre políticas culturais e economia política.

Referencias

AMIN, Samir. Monthly Review, New York: Bloomsbury Publishing, 200X.1

BRENNAN, Tim. Wars of Position: The Cultural Politics of Left and Righ, New York: Columbia University Press, 2006.

HARVEY, David. Consciousness and the Urban Experience. Oxford: Basil Blackwell, 1985.

HARVEY, David. Paris, capital of modernity. New York; London: Routledge, 2003 [em português: Paris, capital da modernidade. São Paulo: Boitempo, 2015].

MITCHELL, Don. “There’s no such thing as culture”, Transactions of the Institute of British Geographers, v. 20, n. 1, 1995. DOI: <https://doi.org/10.2307/622727>.

SAUER, Carl. The Morphology of Landscape, California: University of California Press, 1925.

THRIFT, Nigel. Non-representational theory, London: Routledge, 2007.

WILLIAMS, Raymond. Keywords, London: Routledge, 1993 [em português: Palavras-chave: um vocabulário de cultura e sociedade. São Paulo: Boitempo, 2007].

ZELINSKY, Wilbur. The Cultural geography of the United States, Englewood Cliffs, New Jersey: Prentice Hall, 1973.

Publicado

2021-07-02

Versiones

Número

Sección

Dossiê de traduções: Neil Smith e a história da Geografia anglo-saxã

Cómo citar

A diversão da cultura: a política da geografia cultural. (2021). Revista Geografias, 17(1), 331-347. https://doi.org/10.35699/2237-549X.2021.34477