Arquiteta Urbanista. Doutora em Arquitetura e Urbanismo pelo programa NPGAU - UFMG (2019). Mestre em Ambiente Construído e Patrimônio Sustentável (2014) pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Professora Adjunta do Departamento de Arquitetura e Urbanismo da Universidade Federal de Pernambuco. Pesquisadora do Observatório dos Conflitos Urbanos de Belo Horizonte - UFMG, do LEP- Laboratório Espaço e Política – UFPE e membro da Rede Internacional Antiarq - Antropologia e Arquitetura, sediada na Universidad de Barcelona.
Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), Belo Horizonte, Brasil
Doutora em Planejamento Urbano e Regional pelo Instituto de Pesquisa e Planejamento Urbano e Regional - IPPUR/UFRJ (2005). Mestre em Geografia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2001). Graduada em Arquitetura e Urbanismo pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996). Professora Associada do Departamento de Urbanismo da Escola de Arquitetura da UFMG. Professora do Programa de Pós-Graduação em Arquitetura e Urbanismo (NPGAU) da UFMG. Coordena o Observatório dos Conflitos Urbanos de Belo Horizonte.
O objetivo deste artigo é constituir uma trama que narre diferentes dimensões da luta da Izidora, evidenciando a distopia de uma produção de cidade hegemônica a partir do conflito fundiário, as heterotopias que emergem da luta popular e a utopia da terra prometida. Partindo do entendimento de suas diversas representações, buscou-se construir três atos que amarrem o conflito fundiário da região da Izidora: inicia-se com o contexto histórico e a apresentação do próprio conflito; em seguida, destaca-se a luta popular e os seus sujeitos revolucionários; por fim, aponta-se para o devaneio do imaginário da terra prometida. O trabalho foi construído a partir de pesquisa bibliográfica, pesquisa de campo e realização de entrevistas com moradores das ocupações. Evidencia-se que estes territórios só existem e se transformam por conta de muitas mãos, corpos e sonhos de sujeitos revolucionários, que a partir de relações de cooperação e de conflito, produzem suas casas, seus bairros, suas cidades, suas utopias.
Referências
ALVES, Natália. Feminismo negro e a produção do espaço: uma abordagem interseccional- espacial. Dissertação (Mestrado). Escola de Arquitetura. Universidade Federal de Minas Gerias, 2018
BACHELARD, Gaston. O ar e os Sonhos: Ensaio sobre a imaginação do movimento. São Paulo: Martins Fontes. 1990. Trad. Antonio de Pádua Danesi.
BIZZOTTO, Luciana Maciel. #RESISTEIZIDORA: controvérsias do movimento de resistência das Ocupações da Izidora e apontamentos para a justiça urbana. MENDONÇA, Jupira Gomes. Dissertação (Mestrado). Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2015.
BOULOS, Guilherme. Organização coletiva e poder popular. In: BOULOS, Guilherme. Por que ocupamos? São Paulo: Scortecci, 2014.
BRASIL. Constituição da República Federativa do Brasil, de 5 de outubro de 1988. Diário Oficial da União, Senado Federal, Brasília, 1988.
FOUCAULT, Michel. O corpo utópico, as heterotopias. São Paulo: Edições n-1, 2013. Trad. Salma Tannus Muchail.
FRANZONI. Julia Ávila. O Direito & O Direito. Estórias da Izidora contadas por uma fabulação jurídico-espacial.
GUSTIN. Miracy Barbosa de Sousa. Tese (Doutorado). Faculdade de Direito. Universidade Federal de Minas Gerais. Belo Horizonte, 2018.
FREIRE, P. Pedagogia da Esperança: um reencontro com a pedagogia do oprimido. Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1997.
FREITAS, Luis Fernando Vasconcelos. Do profavela à Izidora: a luta pelo direito à cidade em Belo Horizonte. REPOLÊS, Maria Fernanda Salcedo Dissertação (Mestrado). Faculdade de Direito da UFMG, Belo Horizonte, 2015.
ISAÍAS, Thaís Lopes Santana. Mulheres em luta: feminismos e Direito nas ocupações da Izidora. REPOLÊS, Maria Fernanda Salcedo. Dissertação(Mestrado). Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, 2017.
MORADO NASCIMENTO, D. As políticas habitacionais e as ocupações urbanas: dissenso na cidade. Cadernos Metrópole,
CHARLENE CRISTIANE EGIDIO, Entrevista com a moradora e liderança da Ocupação Rosa Leão, concedida a Izabella Galera, Samantha Souza, Leticia Ribeiro Santos e Leticia Lanza Maciel, na Ocupação Rosa Leão, no dia 16/05/2019.
DONA MARIA, Entrevista com a moradora da Ocupação Vitória, concedida a Izabella Galera e Leticia Ribeiro Santos, na Ocupação Vitória, no dia 24/04/19
JOAQUIM RONALDO NEVES, Entrevista com o morador da Ocupação Rosa Leão, concedida a Samantha Souza e Luciana Bizzotto na ocupação Rosa Leão, no dia 25/05/19
JOSÉ ADÃO CHAVES, Entrevista com o morador da Ocupação Vitória concedida a Izabella Galera e Leticia Ribeiro Santos na