Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Artigos

v. 5 n. 2 (2019): Revista Indisciplinar

Estamos juntos, estamos vivos e somos muitos: desastre e resistência – a voz dos atingidos em Mariana/MG

Enviado
abril 1, 2021
Publicado
2019-12-01

Resumo

A abordagem dos desastres pelas Ciências Sociais vem representando o desafio de problematizar a sua interpretação hegemonizada, considerando sua forte apropriação pelas chamadas ciências duras. Tal esforço tem permitido desvelar a existência de uma disputa pela sua apropriação e a presença de estratégias discursivas e práticas que marcam os posicionamentos dos diferentes atores sociais envolvidos, evidenciando diversidade e complexidade. Este artigo pretende abrir reflexões em torno de uma forma específica de resistência e denúncia, originada do sofrimento social que tem marcado a experiência de grupos ameaçados pela desterritorialização, tendo por foco os afetados pelo rompimento da Barragem de Fundão – Mariana/MG. Desde o desastre desencadeado em novembro de 2015, comunidades situadas imediatamente à jusante da referida barragem tiveram sua territorialidade profundamente alterada, assim como milhares de agricultores, comerciantes e pescadores viram comprometidas suas atividades produtivas ao longo de todo o Rio Doce – perdas que impactam a base material e simbólica de suas experiências no território. A reflexão pretende se deter nos aspectos que vêm marcando a resistência dos afetados, expressa em valiosas estratégias de luta no enfrentamento do desastre em curso. O Jornal A Sirene – para não esquecer é um desses recursos e se revela fundamental na manutenção e reafirmação da memória e da organização desses sujeitos coletivos.

Referências

  1. ACSELRAD, Henri. Vulnerabilidade ambiental, processos e relações. In: Encontro Nacional De Produtores e Usuários de Informações Sociais, Econômicas e Territoriais. Anais... Rio de Janeiro: IBGE, 2006. Disponível em: http://www.fase.org.br/projetos/clientes/noar/UserFiles/17/Files/VulnerabilidadeAmbProcRelAcselad.pdf. Acesso em: 15 jul. 2018.
  2. Jornal A Sirene – Para Não Esquecer. Mariana/MG. Disponívelbem http://jornalasirene.com.br/edicoes
  3. MILANEZ, B.; LOSEKANN, C. (orgs). Desastre no Vale do Rio Doce. Antecedentes, impactos e ações sobre a destruição. Rio de Janeiro: Folio Digital: Letra e Imagem, 2016.
  4. QUARANTELLI, Enrico L. What is a disaster?: Perspectives on the question. London/New York: Routledge, 1998.
  5. _________________ A social science research agenda for the disasters of th 21 st century: theoretical, methodological and empirical issues and their professional implementation. In: R. W. Perry; E. L. Quarantelli (eds).What is a Disaster? New answers to old questions. USA: International Research Committee on Disasters, 2005, p.325-396.
  6. SCOTT, James. Formas cotidianas de resistência camponesa Campina Grande, v 21, n 01, p 10-31, janjun/2002. Tradução Marilda A. de Menezes e Lemuel Guerra. Raízes.
  7. VALENCIO, Norma; SIENA, Mariana; MARCHEZINI, Victor. Abandonados nos desastres: uma análise sociológica de dimensões objetivas e simbólicas de afetação de grupos sociais desabrigados e desalojados. Brasília: Conselho Federal de Psicologia, 2011.
  8. VALENCIO, Norma. Para além do dia do desastre – o caso brasileiro. Curitiba: Appris, 2012.
  9. VARGAS, Maria. Auxiliadora Ramos. Construção Social da Moradia de Risco: trajetórias de despossessão e resistência – a experiência de Juiz de Fora/MG. Rio de Janeiro: IPPUR/UFRJ/Mestrado em Planejamento Urbano e Regional, 2006. 160 p. Dissertação de Mestrado.
  10. ________________ Da “chuva atípica” à “falta de todo mundo”: a luta pela classificação de um desastre no município de Teresópolis/RJ. PPGS/UFSCar/ Doutorado em Sociologia, 2013. 309 p. Tese de Doutorado.
  11. ________________ Moradia e Pertencimento: a defesa do Lugar de viver e morar por grupos sociais em processo de vulnerabilização. In: CARDOSO, Adauto L. et al (orgs). Vinte e dois anos de política habitacional no Brasil: da euforia à crise. Rio de Janeiro: Letra Capital: Observatório das Metrópoles, 2017, p. 103- 130.
  12. WANDERLEY, Luiz J.; MANSUR, Maíra S.; PINTO, Raquel G. Avaliação dos antecedentes econômicos, sociais e institucionais do rompimento da barragem de rejeito da Samarco/Vale/BHP em Mariana (MG). In: MILANEZ, B.; LOSEKANN (orgs). Desastre no Vale do Rio Doce. Antecedentes, impactos e ações sobre a destruição. Rio de Janeiro: Folio Digital: Letra e Imagem, 2016, p. 39-89.
  13. ZHOURI, Andréa; OLIVEIRA, Raquel. Quando o lugar resiste ao espaço. Colonialidade, modernidade e processos de territorialização. In ZHOURI, Andréa; LASCHEFSKI, Klemens (orgs). Desenvolvimento e conflitos ambientais. Belo Horizonte: Editora UFMG, 2010, p. 439-462.
  14. ZUCARELLI, Marcos C. Efeitos institucionais e políticos dos processos de mediação de conflito.In:MILANEZ, B.; LOSEKANN., C (orgs). Desastre no Vale do Rio Doce. Antecedentes, impactos e ações sobre a destruição. Rio de Janeiro: Folio Digital: Letra e Imagem, 2016, p. 311-338.

Downloads

Não há dados estatísticos.