Ir para o menu de navegação principal Ir para o conteúdo principal Ir para o rodapé

Artigos

v. 1 n. 1 (2015): Revista Indisciplinar

Cidade como espaço cênico

Enviado
abril 2, 2021
Publicado
2015-10-05

Resumo

O trabalho busca encontrar as relações que são feitas entre o espaço e o corpo compreendendo como a Arquitetura pode influenciar no movimento do corpo. Como ler a cidade corporalmente? A pesquisa tem como foco o estudo da cidade por meio de pesquisas de grupos de dança que a utilizam, para compreender como os diferentes espaços geram diferentes corpos e movimentos. Foram pesquisados os seguintes grupos de dança: Trisha Brown, Dani Lima, Muovere Cia. de Dança, ...AVOA! e La Casa. O trabalho propõe-se a chamar a atenção para os corpos e para o movimento do espaço, abrindo
possibilidade para uma nova forma de projetar espaços. Assim, a arte é capaz de transgredir, possibilitando outro olhar sobre a cidade, criticando o “movimento automatizado” dos cidadãos. A metodologia utilizada é a Cartografia, pois ela busca acompanhar os processos, os efeitos que a investigação causa nos objetos pesquisados e no próprio autor do trabalho. Como resultados descobre-se os motivos que levam os grupos de dança a intervir na cidade,
além de entender que a dança pode ser um meio para construir dissensos, micro-resistências, combatendo a lógica das cidades espetaculares.

Referências

  1. ...AVOA! Disponível em: http://www.nucleoavoa.com/nucleoavoa.com/ quemsomos/index.html. Acessado em 07/01/14.
  2. CARREIRA, André. Teatro de rua: Brasil e Argentina nos anos 1980: uma paixão no asfalto. São Paulo: Aderaldo & Rothschild Editores Ltda., 2007.
  3. CARDOSO, Ricardo José Brügger. Inter-relações entre espaço cênico e espaço urbano. In: Evelyn F. W. Lima (Org.). Espaço e teatro: do edifício teatral à cidade como palco. Rio de Janeiro: 7Letras, 2008.
  4. CIA DANI LIMA. Disponível em: http://www.ciadanilima.com.br. Acessado em 07/01/14.
  5. DOBBERT, Mariana. Da arte para a arquitetura: as práticas de Trisha Brown, Duane Michals e Bernard Tschumi como aproximações críticas ao espaço urbano contemporâneo. VIII EHA — Encontro de História da Arte, 2012. Disponível em: http://www.unicamp.br/chaa/eha/atas/2012/Mariana%20 Dobbert.pdf. Acessado em 06/01/14.
  6. GARTNER, S. The Corporeal Imagination: The Body as the Medium of Expression and Understanding in Architecture. In: The architecture of the in-between: the proceedings of the 1990 ACSA Annual Conferece, San Francisco, 1990.
  7. GIL, José. Movimento total: o corpo e a dança. São Paulo: Iluminuras, 2004.
  8. GRUPO TÁ NA RUA. História. Disponível em: http://www.tanarua.art.br/2011/ historia-2/. Acessado em 04/12/12.
  9. HISTÓRIA DA DANÇA UFPEL. Disponível em: http://historiadadancaufpel. blogspot.com.br/p/coreografos-internacionais.html. Acessado em 07/01/14.
  10. JACQUES, Paola Berenstein. Estética da ginga: a arquitetura das favelas através da obra de Hélio Oiticica. Rio de Janeiro: Casa das Palavras, 2003.
  11. JACQUES, Paola Berenstein e BRITO, Fabiana Dultra. Corpografias urbanas:relações entre o corpo e a cidade. In: LIMA, Evelyn F. Werneck (org.). Espaço e teatro: do edifício teatral à cidade como palco. Rio de Janeiro: 7letras, 2008.
  12. JACQUES, Paola Berenstein. Zonas de tensão: em busca de micro-resistências urbanas. In: BRITTO, Fabiana Dultra e JACQUES, Paola Berenstein (orgs.). Corpocidade: debates, ações e articulações. Salvador: EDUFBA, 2010.
  13. KASTRUP, Virgínia, PASSOS, Eduardo e ESCÓSSIA, Liliana (orgs.). Pistas do método da cartografia: pesquisa-intervenção e produção de subjetividade. Porto Alegre: Sulina, 2010.
  14. MENDES, Eloísa Brantes. Cidades instáveis: intervenção artística como experiência heterotópica do espaço urbano. O Percevejo online, v. 4, n° 2,
  15. PPGAC/UNIRIO, 2012. Disponível em: http://www.seer.unirio.br/index.php/ opercevejoonline/article/view/2916, acessado em 06/01/14.
  16. PEREIRA, Margareth da Silva. In: BRITTO, Fabiana Dultra e JACQUES, Paola Berenstein (Orgs.). Corpocidade: debates, ações e articulações. Salvador: EDUFBA, 2010. Entrevista concedida a Edu Rocha e Joubert Arrais.
  17. PROYECTO LA CASA. Disponível em: http://proyectolacasa.blogspot.com.br. Acessado em 08/01/14.
  18. RECKZIEGEL, Ana Cecília de Carvalho e STIGGER, Marco Paulo. Dança de rua: opção pela dignidade e compromisso social. In: Revista Movimento, Porto Alegre, v. 11, n. 2, 2004.
  19. SANTOS, Analu Silva dos. Dança de rua: a dança que surgiu nas ruas e conquistou os palcos. 2011. Trabalho de Conclusão de Curso (Bacharelado em Educação Física), UFRGS, Porto Alegre.
  20. SANTOS, Carlos. Muovere Desvio. Blog do Núcleo de Pesquisa em História da UFRGS. 2012. Disponível em: http://nph-ufrgs.blogspot.com.br/2012/04/ muovere-desvio.html. Acessado em 20/12/13.

Downloads

Não há dados estatísticos.