A ESTÉTICA FILOSÓFICA DE GIANNI VATTIMO

Autores

Palavras-chave:

Estética ontológica, Verdade, Produção artística, Enfraquecimento do ser, Gianni Vattimo

Resumo

Este texto tem como escopo mostrar a plausibilidade da tese de Gianni Vattimo, segundo a qual, a morte ou fim da arte, pensada pelo filósofo italiano como tramonto ou crepúsculo da arte, pode ser uma chance para pensar a estética filosófica na chamada condição pós-moderna. A plausibilidade dessa tese é mostrada por meio de um percurso estético-filosófico a partir das obras estéticas na língua original do autor, nas quais  se evidenciam a constante dos conceitos de produção, ontologia, verdade e Verwindung com o intuito de mostrar a vocação ontológica da estética vattimiana. A pergunta que norteia as reflexões estéticas de Vattimo não tem por finalidade responder o que é a arte e, sim, qual o sentido de produzir obras artísticas na época do fim da arte. Lidas nessa perspectiva, as obras estéticas de Vattimo mostram a necessidade de iniciar toda e cada estética filosófica da aceitação do pressuposto da historicidade da arte e da necessária experiência artística porque nela, seguindo a filosofia de Heidegger, acontece a arte como posta em obra da verdade.

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Referências

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Publicado

26-10-2021

Como Citar

MIRANDA, L. H. U. . A ESTÉTICA FILOSÓFICA DE GIANNI VATTIMO. Revista Kriterion, [S. l.], v. 62, n. 149, 2021. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/kriterion/article/view/35090. Acesso em: 29 mar. 2024.

Edição

Seção

Artigos