EDUCAR PARA A DEMOCRACIA

FILOSOFIA E DEMOCRACIA A PARTIR DOS ESCRITOS DE ERIC WEIL SOBRE A EDUCAÇÃO

Autores

Palavras-chave:

Democracia, Educação, Filosofia, Razão delirante, Violência

Resumo

Este artigo analisa o papel da filosofia na educação para experiências democráticas a partir dos escritos de Eric Weil sobre a educação. Para tanto, ele inicia com a pergunta pela educação na sociedade moderna a partir de dois conceitos de Weil: a “razão delirante” e o “evangelho da violência pura”. O primeiro remete à racionalidade científica de nossa civilização, o segundo exprime a linguagem própria de movimentos neopopulistas de feição fascista. Os dois representam desafios prementes à educação e, ao mesmo tempo, formas de recusa do discurso sensato. Por último, ancorado na visão weiliana da democracia como espaço de discussão pública, retoma o tema pensando o papel da filosofia para a educação e para a democracia.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Referências

ASSIS, A. “Educação e moral: uma análise crítica da filosofia de Eric Weil”. Curitiba: CRV, 2016a.

______. “Educação, razão e violência em Eric Weil”. In: PERINE, M.; COSTESKI, E. (ed.), Violência, Educação e globalização. Compreender o nosso tempo com Eric Weil. São Paulo: Loyola, 2016b, pp. 215-228.

BERNARDO, L. M. “Moral, Educação e Sentido: uma leitura da Philosophie morale de Eric Weil”. Itinerarium, 2011a, v. 57, pp. 3-40.

BOBONGAUD, S. “La dimension politique du langage. Essai sur Eric Weil”. Roma: PUG, 2011.

BREUVART, J. “Notion et idée de Science chez Eric Weil”. Archives de Philosophie, v. 52, n. 4, 1989, pp. 589-609.

BUEE, J.-M. “Éducation, cosmos et histoire chez Eric Weil”. In: Cahiers Eric Weil 2. Lille: Presses Universitaires de Lille, 1989, pp. 81-89.

CANIVEZ, P. “Éducation et instruction d’après Eric Weil: implications sociales, politiques et morales de l’action éducative”. Archives de Philosophie, v. 48, 1985, pp. 213-222.

______. “Eric Weil ou la question du sens”. Paris: Ellipses, 1998.

______. “La nozione di giustizia in Eric Weil”. In: WEIL, E. Violenza e libertà. Scritti di morale e politica. A cura di Andrea Vestrucci. Milano: Mimesis, 2006, pp. 135-148.

______. “Weil”. Paris: Belles Lettres, 1999.

CARNEIRO, M. “Razão, liberdade e educação em Eric Weil”. Curitiba: Appris, 2021.

CASTELO BRANCO, J. “A condição do homem moderno no pensamento de Eric Weil”. Argumentos, v. 6, n. 11, 2014, pp. 190-211.

______. “Do que estamos falando quando falamos do valor da ciência: Reflexões a partir de Eric Weil”. Em Construção, n. 10, 2021b, pp. 234-244.

______. “Eric Weil e o papel da educação humanística no contexto da cultura técnicocientífica”. Educação e Filosofia, v. 32, n. 66, 2018, pp. 991-1025.

______. “Religione e politica in Eric Weil. Tolleranza e dialogo ai tempi della remitologizzazione della politica”. La Cultura, v. LX, n. 1, 2022, pp. 89-105.

______. “Modernidade e democracia: Eric Weil e a retomada do diálogo na política”.

Perspectivas, v. 6, n. 1, 2021a, pp. 115-133.

CAVARERO, A. “A più voci. Filosofia dell’espressione vocale”. Milano: Feltrinelli, 2005.

______. “Democrazia sorgiva. Note sul pensiero politico di Hannah Arendt”. Milano: Raffaello Cortina, 2019.

COSTESKI, E. “La questione religiosa in Eric Weil. La secolarizzazione, la fede e la politica”. Dialegesthai. Rivista telematica di filosofia, v. 20, 2018.

DELIGNE, A. “L’itinéraire philosophique du jeune Eric Weil”. Villeneuve d’Ascq: Presses Universitaires Septentrion, 2022.

DIAS, P. “Considerações sobre representação política na filosofia de Eric Weil”. Cultura v. 33, 2014, pp. 253-269 Disponível em: https://mondodomani.org/dialegesthai/articoli/evanildo-costeski-01 (Acessado em 02 de janeiro de 2023).

GANTY, E. “Penser la modernité. Essais sur Heidegger, Habermas et Eric Weil”. Namur: Presses Universitaires de Namur, 1997.

KIRSCHER, G. “Figures de la violence et modernité. Essais sur la philosophie d’Eric Weil”. Lille: Presses Universitaires de Lille, 1992.

NGUYEN-DINH, L. “Éducation ou violence selon Eric Weil”. In: QUILLIEN, J.,

KIRSCHER, G. (ed.). Cahiers Eric Weil V. Villeneuve d’Ascq, Presses Universitaires Septentrion, 1996. pp. 79-86.

PERINE, M. “Eric Weil a compreensão do nosso tempo”. São Paulo: Loyola, 2004.

POMBO, O. “Prefácio”. In: ARENDT, H. et al. Quatro textos excêntricos. Organização de Olga Pombo. Lisboa: Relógio d’Água, 2000. pp. 7-19.

RAIMONDI, E. “Eric Weil: la storia come problema filosófico”. Materialismo Storico v. 4, n. 1, 2018, pp. 128-145.

______. “Marxismo e democrazia moderna: una riflessione weiliana”. Materislismo Storico, v. 13, n. 2, 2022b, pp. 357-374.

______. “Propaganda, verità e mass media: uno studio weiliano”. InCircolo, n. 14, 2022a, pp. 190-212.

SALDÍAS, R. “Cultura, humanidades y Universidad en el pensamento filosófico de Eric Weil”. Argumentos v. 11, 2014, pp. 98-118.

SICHIROLLO, L. “La dialettica degli antichi e dei moderni. Studi su Eric Weil”. Bologna: Il Mulino, 1997.

______. “Obiter Dicta. Profili, schede, interventi”. Urbino: QuattroVenti 1990.

SOARES, M. “O filósofo e a educação segundo Eric Weil”. Educação em Debate, v.17, n. 29-32, 1995, pp. 5-14.

______. “O papel do filósofo como educador”. Kalagatos, v. 5, n. 9, 2008, pp. 183-206.

SOETARD, M. “Eric Weil: philosophie et éducation”. In: Actualité d’Eric Weil. Paris: Beauchesne, 1984, pp. 289-298.

TABONI, P. F. “Introduzione”. In: WEIL, E. Educazione, istruzione e disciplina oggi. A cura di P. F. Taboni. Milano: Guerini e Associati, 1992, pp. 9-45.

WEIL, E. “A filosofia é científica?” Trad. J. Castelo Branco. Unisinos, v. 22, n. 2, 2021b, pp. 1-11.

______. “Education as a Problem for Our Time”. Confluence, v. 6, n. 1, 1957, pp. 40-50.

______. “Escritos sobre educação e democracia”. Organização e tradução de Judikael Castelo Branco. Palmas: EDUFT, 2021a. Disponível em: https://sistemas.uft.edu.br/periodicos/index.php/editora/article/view/12084/18812 (Acessado em: 25 de novembrode 2022).

______. “Essais et conférences 2”. Peris: Vrin: 1991.

______. “Essais sur la nature, l’histoire et la politique”. Villeneuve d’Ascq: Presses Universitaires du Septentrion, 1999.

______. “Essais sur la philosophie, la démocratie et l’éducation”. Lille: Presses Universitaires de Lille, 1993.

______. “Filosofia política”. Trad. M. Perine. São Paulo: Loyola, 2011.

______. “Humanistic Studies: their Object, Methods and Meaning”. Daedalus, v. 99, n. 2, 1970, pp. 237-255.

______. “L’idée d’éducation dans l’enseigment américain”. Critique, v. 1, n. 7, 1946, pp. 644-652.

______. “Lógica da filosofia”. Trad. L. Malipensa. São Paulo: É Realizações, 2012.

______. “O futuro da filosofia”. Trad. J. Castelo Branco. Veritas v. 65, n. 1, 2020, pp. 1-12.

______. “Questioni tedesche”. A cura de L. Sichirollo. Urbino: QuattroVenti, 1982.

______. “Science in Modern Culture, or the Meaning of Meaninglessness”. Daedalus, v. 94, n. 1, 1965, pp. 171-189.

______. “Supporting the Humanities”. Daedalus, v. 102, n. 2, 1973, pp. 27-38.

______. “The languages of the Humanistic Studies”. Daedalus, v. 98, n. 4, 1969, pp. 1000-1006.

Downloads

Publicado

26-09-2024

Como Citar

CASTELO BRANCO, J. EDUCAR PARA A DEMOCRACIA: FILOSOFIA E DEMOCRACIA A PARTIR DOS ESCRITOS DE ERIC WEIL SOBRE A EDUCAÇÃO. Revista Kriterion, [S. l.], v. 65, n. 157, p. e–45065, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/kriterion/article/view/45065. Acesso em: 27 set. 2024.

Edição

Seção

Artigos