EDUCAR PARA A DEMOCRACIA

FILOSOFIA E DEMOCRACIA A PARTIR DOS ESCRITOS DE ERIC WEIL SOBRE A EDUCAÇÃO

Autores

Palavras-chave:

Democracia, Educação, Filosofia, Razão delirante, Violência

Resumo

Este artigo analisa o papel da filosofia na educação para experiências democráticas a partir dos escritos de Eric Weil sobre a educação. Para tanto, ele inicia com a pergunta pela educação na sociedade moderna a partir de dois conceitos de Weil: a “razão delirante” e o “evangelho da violência pura”. O primeiro remete à racionalidade científica de nossa civilização, o segundo exprime a linguagem própria de movimentos neopopulistas de feição fascista. Os dois representam desafios prementes à educação e, ao mesmo tempo, formas de recusa do discurso sensato. Por último, ancorado na visão weiliana da democracia como espaço de discussão pública, retoma o tema pensando o papel da filosofia para a educação e para a democracia.

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Publicado

26-09-2024

Como Citar

CASTELO BRANCO, J. EDUCAR PARA A DEMOCRACIA: FILOSOFIA E DEMOCRACIA A PARTIR DOS ESCRITOS DE ERIC WEIL SOBRE A EDUCAÇÃO. Revista Kriterion, [S. l.], v. 65, n. 157, p. e–45065, 2024. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/kriterion/article/view/45065. Acesso em: 3 out. 2024.

Edição

Seção

Artigos