Os sentidos de experimento artístico nos escritos estéticos de Theodor Adorno

Autores/as

Palabras clave:

Estética, Teoria Crítica, Arte Moderna

Resumen

 Os escritos estéticos tardios de Adorno voltam-se ao desenvolvimento das vanguardas do pós-guerra, principalmente nos campos da literatura e da música. Nesse contexto de discussões, um conceito passa a ganhar consistência em sua obra, admitindo uma importância fundamental na Teoria Estética: a noção do “experimento” artístico. Neste artigo, pretendemos traçar o desenvolvimento de tal conceito discutindo as mudanças por que passou ao longo da obra do filósofo. Para tal, indicaremos como essa noção adquire progressiva importância em seus escritos estéticos tardios ao se entrelaçar às complexas experiências das vanguardas do pós-guerra e ao se vincular à ideia de um “caráter processual da obra de arte”. 

Referencias

ADORNO, T. W. “Frankfurter Adorno Blätter III”. Organizado e editado por Theodor Adorno Archiv. München: edition text+kritik, 1995.

ADORNO, T.W. “Gesammelte Schriften in 20 Bänden”. Frankfurt am Main: Suhrkamp Verlag, Digitale Bibliothek (CD-ROM), 1972-86. Citada como GS, seguida do volume)

ADORNO, T.W. “Vorlesungen zur Ästhetik (1967-1968)”. Verlag H. Meyer Nachfolger, 1973.

ALBRIGHT, D. “Modernism and music: an anthology of sources”. Chicago: University of Chicago Press, 2004.

BÜRGER, P. “Adorno’s anti-avant-gardism”. Telos, n. 86, p. 49–60, 1990.

CAGE, J. “Silence: lecture and writings”. Middletown, CT: Wesleyan University Press, 1961.

DUARTE, R. “Sobre o conceito de ‘pseudomorfose’ em Theodor Adorno”. Artefilosofia, Ouro Preto, n.7, out. 2009, pp. 31-40.

DURÃO, F. “As artes em nó”. ALEA, v. 5 n. 1, jan/jun 2003, pp. 47-60

GOEHR, L. “Explosive experiments and the fragility of the experimental”. In: ASSIS, P. (ed.). Experimental Affinities in Music. Leuven University Press, 2015.

HEILE, B. “The music of Mauricio Kagel”. London: Routledge, 2006.

HELMS, H. G. “Voraussetzungen eines neuen Musiktheaters”. In: DIBELIUS, U. (org). Musik auf der Flucht vor sich selbst. München: Carl Hanser Verlag, 1969.

JAY, M. “Songs of experience: modern american and european variations on a universal theme”. London: University of California Press, 2005.

MESSING, S. “Neoclassicism in music: from the genesis of the concept through the Schoenberg/Stravinsky polemic”. London: UMI Research Press, 1988.

MIKAWA, M. “Formal design and material in Mauricio Kagel’s Antithese für elektronische und öffentliche Klänge”. Tempo. Vol. 68, No. 270, 2014, pp. 57-67

______. “The theatricalisation of Mauricio Kagel’s “Antithese” (1962) and its development in collaboration with Alfred Feussner”. The Musical Times, Vol. 156, 2015, pp. 81-90.

NYMAN, M. “Experimental music: Cage and beyond”. Cambridge University Press, 1999.

PATRIOTA, R. Theodor Adorno e a construção do modernismo artístico. Tese – Universidade de Campinas (Unicamp). Instituto de Filosofia e Ciências Humanas, SP, 2021.

SCHÖNING, K. “The contours of acoustic art”. Theatre Journal, Vol. 43, No. 3, Radio Drama, 1991, pp. 307-324.

Publicado

2025-12-23

Número

Sección

Artigos

Cómo citar

Os sentidos de experimento artístico nos escritos estéticos de Theodor Adorno. Revista Kriterion, [S. l.], v. 66, n. 161, 2025. Disponível em: https://periodicos.ufmg.br/index.php/kriterion/article/view/51469. Acesso em: 24 dec. 2025.