O Lazer e a Escola Pública de Ensino Médio em Ermelino Matarazzo
DOI:
https://doi.org/10.35699/1981-3171.2011.770Palabras clave:
Atividades de Lazer, Áreas de Pobreza, Políticas PublicasResumen
O objetivo deste trabalho foi contribuir para a análise da relação entre o uso de escolas públicas como espaços de lazer em periferias de baixa renda do Município de São Paulo. A partir de breve resgate teórico, sobre lazer, desigualdade social, dependência e educação no Brasil, relatou-se pesquisa feita no ano de 2009, entre moradores de Ermelino Matarazzo, que procurou avaliar a contribuição para o sentimento de pertencimento, de identidade, a partir do uso de escolas públicas aos finais de semana para práticas de lazer, o que foi confirmado pelos resultados. Além disso, parcela significativa dos entrevistados estaria disposta a colaborar voluntariamente para a manutenção/ampliação dessas atividades e identificou-se também que se sentir “dono” da escola implicaria em poder decidir algo a respeito dela. Aponta-se assim também, dentro dos limites da pesquisa, a necessidade de uso de políticas públicas mais participativas o que nenhuma condição sócio econômica pode impedir de acontecer.
Referencias
ANDRADE, Manuel Correia de. Geografia Econômica. 12.ed. São Paulo: Atlas, 1998. CAMARGO, Luiz Octávio de Lima. O que é lazer. São Paulo: Brasiliense, 1992.
DEÁK, Csaba. Acumulação entravada no Brasil e a crise dos anos 80. In: _____.; SCHIFFER, Sueli (Org.) O processo de urbanização no Brasil. São Paulo: EDUSP, 1999.
DUMAZEDIER, Joffre. Lazer e cultura popular. São Paulo: Perspectiva, 2004.
FREITAG, Bárbara. Escola, estado e sociedade. São Paulo: Cortez e Moraes, 1979.
GADOTTI, Moacir. Concepção dialética da educação. 15.ed. São Paulo: Cortez, 2006.
HAESBAERT, Rogério. Região, diversidade territorial e globalização. Geographia. Revista de Pós-Graduação em Geografia do Departamento de Geografia da Universidade Federal Fluminense. Rio de Janeiro, 1999, v.1, n.1, p. 15-39.
IANNI, Octavio. A era do globalismo. Rio de Janeiro: Civilização Brasileira, 2001.
MARCELLINO, N. C. Lazer e educação. 3.ed. Campinas: Papirus, 2004.
________. Políticas Públicas de Lazer. São Paulo: Alínea, 2008.
PINTO, Leila Mirtes Santos de Magalhães, MARCELLINO, N. C. (Org.) Políticas públicas de lazer. São Paulo: Alínea, 2008.