O Lazer e a Escola Pública de Ensino Médio em Ermelino Matarazzo

Autores

  • Madalena Pedroso Aulicino Universidade de São Paulo (USP)

DOI:

https://doi.org/10.35699/1981-3171.2011.770

Palavras-chave:

Atividades de Lazer, Áreas de Pobreza, Políticas Publicas

Resumo

O objetivo deste trabalho foi contribuir para a análise da relação entre o uso de escolas públicas como espaços de lazer em periferias de baixa renda do Município de São Paulo. A partir de breve resgate teórico, sobre lazer, desigualdade social, dependência e educação no Brasil, relatou-se pesquisa feita no ano de 2009, entre moradores de Ermelino Matarazzo, que procurou avaliar a contribuição para o sentimento de pertencimento, de identidade, a partir do uso de escolas públicas aos finais de semana para práticas de lazer, o que foi confirmado pelos resultados. Além disso, parcela significativa dos entrevistados estaria disposta a colaborar voluntariamente para a manutenção/ampliação dessas atividades e identificou-se também que se sentir “dono” da escola implicaria em poder decidir algo a respeito dela. Aponta-se assim também, dentro dos limites da pesquisa, a necessidade de uso de políticas públicas mais participativas o que nenhuma condição sócio econômica pode impedir de acontecer.

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Publicado

2011-06-20

Edição

Seção

Artigos Originais

Como Citar

O Lazer e a Escola Pública de Ensino Médio em Ermelino Matarazzo. (2011). LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 14(2). https://doi.org/10.35699/1981-3171.2011.770