Lazer e Trabalho Docente

O Tempo e o Planejamento para Usufruto do Lazer de Professores(as) do Ensino Superior

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.35699/2447-6218.2024.54937

Palabras clave:

Lazer, Trabalho, Professor(a) universitário

Resumen

A presente pesquisa objetivou analisar a possível existência organizada e/ou planejada de uma disposição de tempo fora do ambiente de trabalho para o lazer na realidade do(a) docente universitário do IFCE campus Juazeiro do Norte. A metodologia da pesquisa caracteriza-se como qualitativa, descritiva e de campo. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 11 professores(as) de Educação Física, no tratamento das informações, adotou-se a análise de conteúdo por Bardin (2016). Os(As) professores(as) em sua maioria destacaram que é possível vivenciar atividades de lazer desprendidas das obrigações laborais e domésticas apesar de que o lazer não é planejado, apenas executado. Verifica-se com isso que o lazer ainda vive à mercê do trabalho no que tange ao planejamento e à sua organização, não sendo uma prioridade nessas esferas da vida cotidiana.

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Biografía del autor/a

Lourenço Nunes Batista Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

[1] Mestrando em Educação Física pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Graduado em Educação Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - (IFCE). Membro do Grupo de Estudos Sobre Educação e Práticas Corporais (GEEPRACOR) e do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação, Corporeidade e Sociedade (GEPEECOS).

Amanda Raquel Rodrigues Pessoa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual do Ceará - (UECE). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará - (UFC). Professora permanente do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias do Ceará - (IFCE). Líder do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação, Corporeidade e Sociedade (GEPEECOS). Pesquisadora colaboradora no Grupo de Pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS

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Publicado

2024-10-01

Cómo citar

Silva, L. N. B., & Pessoa, A. R. R. (2024). Lazer e Trabalho Docente: O Tempo e o Planejamento para Usufruto do Lazer de Professores(as) do Ensino Superior. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 27(3), 1–27. https://doi.org/10.35699/2447-6218.2024.54937

Número

Sección

Artigos Originais