Lazer e Trabalho Docente

O Tempo e o Planejamento para Usufruto do Lazer de Professores(as) do Ensino Superior

Autores/as

DOI:

https://doi.org/10.35699/2447-6218.2024.54937

Palabras clave:

Lazer, Trabalho, Professor(a) universitário, Educação física

Resumen

A presente pesquisa objetivou analisar a possível existência organizada e/ou planejada de uma disposição de tempo fora do ambiente de trabalho para o lazer na realidade do(a) docente universitário do IFCE campus Juazeiro do Norte. A metodologia da pesquisa caracteriza-se como qualitativa, descritiva e de campo. Foram realizadas entrevistas semiestruturadas com 11 professores(as) de Educação Física, no tratamento das informações, adotou-se a análise de conteúdo por Bardin (2016). Os(As) professores(as) em sua maioria destacaram que é possível vivenciar atividades de lazer desprendidas das obrigações laborais e domésticas apesar de que o lazer não é planejado, apenas executado. Verifica-se com isso que o lazer ainda vive à mercê do trabalho no que tange ao planejamento e à sua organização, não sendo uma prioridade nessas esferas da vida cotidiana.

Descargas

Los datos de descargas todavía no están disponibles.

Biografía del autor/a

Lourenço Nunes Batista Silva, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

[1] Mestrando em Educação Física pela Universidade Federal do Vale do São Francisco (UNIVASF). Graduado em Educação Física pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará - (IFCE). Membro do Grupo de Estudos Sobre Educação e Práticas Corporais (GEEPRACOR) e do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação, Corporeidade e Sociedade (GEPEECOS).

Amanda Raquel Rodrigues Pessoa, Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Ceará (IFCE)

Doutora em Educação pela Universidade Estadual do Ceará - (UECE). Mestre em Educação pela Universidade Federal do Ceará - (UFC). Professora permanente do Instituto Federal de Educação, Ciências e Tecnologias do Ceará - (IFCE). Líder do Grupo de Estudos, Pesquisa e Extensão em Educação, Corporeidade e Sociedade (GEPEECOS). Pesquisadora colaboradora no Grupo de Pesquisa Educação, Cultura Escolar e Sociedade (EDUCAS

Citas

ALMEIDA, Eleuza Franco da Silva. A formação inicial de professores: uma análise do curso de pedagogia no Brasil. 117f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Faculdade de Inhumas – FACMAIS, 2023.

ALMEIDA, Hilgeany de Freitas Timoteo et al. Lazer na educação física escolar: percepções dos professores de educação física das escolas estaduais de educação profissional. in: Educação física e suas interfaces: lazer, aventura e meio ambiente [e-book]. Guarujá, SP: Científica Digital, 2022.

AQUINO, Cássio; MARTINS, José. Ócio, lazer e tempo livre na sociedade do consumo e do trabalho. Revista mal-estar e subjetividade, Fortaleza, v. 7, n. 2, p. 479-500, 2007.

BARDIN, Laurence. Análise do conteúdo. Lisboa: Edições 70, 2016.

CHELUCHINHAK, Aline; CAVICHIOLLI, Fernando. A Teoria da Classe Ociosa: o que nos diz Veblen sobre natureza e comportamento humano, consumo, esporte e lazer. Licere, Belo Horizonte, v. 13, n. 1, p. 1-38, 2010.

CONCEIÇÃO, Vagner Miranda da; MARRA, Robert; FARIAS, Yann Handell. O (não) lazer do professor universitário durante a pandemia de COVID-19. In: MISSIAS-MOREIRA, R.; HASSE, M.; MANUEL, B. G.; CONCEIÇÃO, V. M. (Org.). Educação Física e Ciências do desporto em seus diversos olhares. São Paulo: CRV, 2021.

DUMAZEDIER, Joffre. Sociologia empírica do lazer. São Paulo, Perspectiva, 1974.

ELIAS, Norbert; DUNNING, Eric. A busca da excitação. Lisboa-PT: Difel, 1992.

FERREIRA, Raimundo Nonato. Aderências e resistências no Programa de Formação de Gestores Educacionais de Pernambuco (PROGEPE). 174f. Tese (Doutorado em Educação) – Universidade Federal de Pernambuco – UPE, 2023.

GOMES, Christianne Luce. Frui Vita: A alquimia do lazer. Ponta Grossa - PR: Atena, 2023.

GOMES, Christianne Luce. Lazer: necessidade humana e dimensão da cultura. Revista Brasileira de Estudos do Lazer. Belo Horizonte, v. 1, n. 1, p. 3-20, 2014.

HALLEY, Gustavo Fonseca; MACIEL, Marcos Gonçalves. sobre ócio, lazer e tempo livre: dirimindo imprecisões. Rev. Turismo y Sociedad, v. 32, p. 301-317, 2023.

HONORIO, Deane Taiara Soares. O discurso da reforma do ensino médio e suas implicações para a formação da classe trabalhadora. 184f. Dissertação (Mestrado em Educação) – Universidade Federal de Alagoas – UFAL, 2023.

LAFARGUE, Paul. O direito a preguiça. Ebooks Brasil, 1999. Disponível em: O Direito à Preguiça (ebooksbrasil.org). Acesso em 12 de ago. de 2023.

LIMA, Marcelo. Justiça, educação e trabalho, caminhos e percalços da docência. 1. ed. Curitiba: Appris, 2021. Disponível em: Justiça, Educação e Trabalho – Caminhos e Percalços da Docência - Marcelo Lima - Google Livros. Acesso em: 19 de nov. de 2023.

MARCELLINO, Nelson Carvalho. Estudos do lazer: uma introdução. [e-book] Campinas, SP: Autores Associados, 2021. Disponível em: Estudos do lazer: uma introdução - Nelson Carvalho Marcellino - Google Livros. Acesso em: 24 de jul. 2023.

MARCINO, Lethícia Farias et al. Prática de lazer em adolescentes e fatores associados: implicações para o cuidado. Acta Paul Enferm. São Paulo, v. 35, p. 1-8, 2022.

MONTENEGRO, Gustavo Maneschy; ISAYAMA, Hélder Ferreira. Lazer e a formação cultural de docentes universitários nos estados do Pará e Amapá. Revista Brasileira de Estudos do Lazer, Belo Horizonte, v. 9, n. 2, p. 79-92, 2022.

MOURA, Diego Luz. Pesquisa qualitativa: um guia prático para pesquisadores iniciantes. Curitiba: CRV, 2021.

MUNNÉ, F. Psicosociologia del tiempo libre: Um enfoque crítico. México, DF: Trilhas. 1980.

NEUBERT, Luiz Flávio. Disposições sociais e usos do tempo para lazer. Revista do Programa de Pós-Graduação em Ciências Sociais. Minas Gerais, v. 8, n. 2, p. 103-113, 2013.

PAES, Rute Gabriela dos Santos; PERINOTTO, André Riane costa. A cultura no desenvolvimento do turismo e hábitos de consumo do audiovisual. In: Fórum internacional de turismo do Iguassu. Foz do Iguaçu, 16ª ed. 2022.

PEREIRA, Marcela Andressa Semeghini. Eficácia do direito ao lazer do professor: elemento para a manutenção da ordem econômica brasileira. Revista de direito econômico e socioambiental, Curitiba, v. 6, n. 1, p. 64-87, 2015.

PEREIRA, Marcela Andressa Semeghini. O direito ao lazer de professor do ensino superior. Revista da faculdade de direito, Rio de Janeiro, n. 30, 2016.

ROCHA, Arlindo Nascimento. Blaise Pascal: desejo e divertimento como fuga de si mesmo na antropologia pascaliana. Diversidade religiosa, João Pessoa, v. 7, n. 1, p. 241-259, 2017.

RODRIGUES, Marina Lara. convivência em sala de aula inclusiva: estudo etnográfico das relações interpessoais na escola. 213f. Tese (Doutorado em Educação) – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC/SP, 2023.

SANTOS, Sandro Moura. Formação docente para a educação profissional, científica e tecnológica: a identidade dos professores do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul/Campus Corumbá. 174f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Mato Grosso do Sul – UFMS, 2023.

SARTORETTO, Leonardo. Contribuição ao estudo político da implementação do corporativismo brasileiro (1930-1945). Revista Marx e o Marxismo, v. 11, n. 20, p. 32-49, 2023.

SILVA, Lourenço Nunes Batista. PESSOA, Amanda Raquel Rodrigues. Análise da utilização do tempo dos professores de Educação Física do ensino superior do IFCE - campus Juazeiro do Norte. Corpoconsciência. v. 26, n. 2, p. 1-15, 2022a.

SILVA, Lourenço Nunes Batista. PESSOA, Amanda Raquel Rodrigues. Uma investigação dos interesses de lazer dos professores de educação física do IFCE – campus Juazeiro do Norte. Licere, Belo Horizonte, v. 25, n. 4, p. 58-82, 2022b.

SILVESTRE, Bruno Modesto; AMARAL, Silvia Cristina Franco do. Precários no trabalho e no lazer: um estudo sobre os professores da rede estadual paulista. Movimento, Porto Alegre, v. 25, p. 1-13, 2019.

SOUZA; Maira Cazeto Lopes; CARBALLO, Fábio Peron; LUCCA, Sérgio Roberto de. Fatores psicossociais e síndrome de Burnout em professores da educação básica. Psicologia escolar e educacional. São Paulo, v. 27, p. 1-8, 2023.

TAQUETTE, Stella R.; BORGES, Luciana. Pesquisa qualitativa para todos. Petrópolis, RJ: Vozes, 2020.

VEBLEN, T. A Teoria da Classe Ociosa - Um estudo econômico das instituições. Trad. Olívia Krähenbühl. São Paulo: Ática, 1974.

VIEIRA, Airton Campos, Estresse policial e a síndrome de Burnout. Brazilian Journal of Development, Curitiba, v. 9, n. 6, p. 20371-20392, 2023.

Publicado

2024-10-01

Cómo citar

Silva, L. N. B., & Pessoa, A. R. R. (2024). Lazer e Trabalho Docente: O Tempo e o Planejamento para Usufruto do Lazer de Professores(as) do Ensino Superior. LICERE - Revista Do Programa De Pós-graduação Interdisciplinar Em Estudos Do Lazer, 27(3), 1–27. https://doi.org/10.35699/2447-6218.2024.54937

Número

Sección

Artigos Originais