Diversidade cultural e igualdade humana

uma nova classificação de perspectivas interculturais do século XX

  • Gracia Maria Clérico Universidad Nacional del Litoral
  • Roberta Vasconcelos Leite Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri https://orcid.org/0000-0003-3110-0509
  • Yuri Elias Gaspar Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri
Palavras-chave: diversidade cultural, igualdade humana, assimilacionismo, multiculturalismo, interculturalismo

Resumo

Desafios da convivência entre culturas mobilizaram a proposição de diferentes correntes teóricas e modelos de organização social e de educação desde o início do século XX. As classificações formuladas para categorizar tais correntes em geral enfatizam as diferentes posições ante a diversidade cultural apenas. Neste trabalho, objetivamos propor uma classificação que considere também posicionamentos sobre a igualdade humana. Realizamos revisão bibliográfica de tipo narrativa para analisar condições de surgimento e fundamentos filosóficos de três das principais perspectivas interculturais formuladas no último século: assimilacionismo, multiculturalismo e interculturalismo. A partir dessa análise, aplicamos a nova classificação e podemos compreender as três perspectivas como pertencentes ao projeto da modernidade e da pós-modernidade, destacar riscos da polarização de posições e explicitar a complexidade das profundas transformações sociais e educacionais necessárias para que se consolidem as almejadas experiências de interculturalidade. Concluímos que a nova classificação proposta pode fomentar discussões ao considerar desafios históricos a que cada perspectiva busca responder, valorizando suas contribuições próprias.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Gracia Maria Clérico, Universidad Nacional del Litoral

Gracia Maria Clérico é psicóloga, doutora em Educação pela Universidade Católica de Santa Fe. Professora Adjunta da cátedra de Psicología de Facultad de Humanidades y Ciencias da Universidad Nacional del Litoral.

Roberta Vasconcelos Leite, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Roberta Vasconcelos Leite é psicóloga, doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professora Adjunta da Faculdade de Medicina da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.

Yuri Elias Gaspar, Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri

Yuri Elias Gaspar é psicólogo, doutor em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Professor Adjunto da Faculdade Interdisciplinar de Humanidades da Universidade Federal dos Vales do Jequitinhonha e Mucuri.

Referências

Bartolomé, M. (Org.). (1997). Diagnóstico a la escuela multicultural. Barcelona: Cedecs.

Berry, J. (1988). Acculturation and psychological adaptation among refugies. Em D. Miserez. (Org.). Refugees: the trauma of exile (pp. 97-110). Dordrecht, Bélgica: Martinuz Nijhof.

Besalú, X. (2002). Diversidad cultural y educación. Madrid: Síntesis Educación.

Botturi, F. (2008). Riconoscimento e cultura: per un modello delle soggettivitá interculturali. Em J. Prades (Org.). All’ origene della diversitá: la sfide del multiculturalismo (pp. 73-84). Milano: Guerini.

Clérico, G. M. (2014). La diversidad cultural y la igualdad humana en la educación intercultural: estudio crítico sobre la base de la experiencia de niños migrantes en una escuela de la ciudad de Córdoba. Tese de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidad Católica de Santa Fe, Santa Fe, Argentina.

Dietz, G. (2012). Multiculturalismo, interculturalidad y diversidad en educación: una aproximación antropológica. México: Fondo de Cultura Económica.

Dietz, G. & Mateos Cortés, L. (2011). Interculturalidad y educación intercultural en México: un análisis de los discursos nacionales e internacionales en su impacto en los modelos educativos mexicanos. México: Secretaría de Educación Pública.

Donati, P. (2008). Oltre il multiculturalismo: la ragione relazionale per un mondo comune. Roma: Laterza.

García Castaño, F. J., Pulido, R. A. & Montes del Castillo, A. (1997). La educación multicultural y el concepto de cultura. Revista Iberoamericana de Educación, 13, 223-256. Recuperado em 20 de março, 2018, de rieoei.org/historico/oeivirt/rie13a09.htm

Gaspar, Y. E. (2014). Unidade na diversidade: investigação fenomenológica da constituição da experiência de encontro inter-religioso. Tese de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Psicologia, Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, MG.

Gordon, M. (1964). Assimilation in American Life: the role of race, religion and national origins. New York: Oxford University.

Jordán Sierra, J. (2007). Educar en la convivencia en contextos multiculturales. Em E. Soriano Ayala (Org.). Educación para la convivencia intercultural (pp. 59-98). Madrid: La Muralla.

Juliano, D. (1993). Educación intercultural: escuelas y minorías étnicas. Madrid: Eudema.

Kymlicka, W. (1996). Ciudadanía multicultural: una teoría liberal de los derechos de las minorías (C. Castells Auleda, Trad.). Barcelona: Paidós. (Original publicado em 1995).

Leite, R. V. (2016). Pesquisa fenomenológica de um encontro intercultural: a experiência de crianças da comunidade tradicional de Morro Vermelho. Curitiba: Appris.

Llansana, J. J. (1999). Educación intercultural e institución escolar. Em M. A. Essomba (Org.). Construir la escuela intercultural: reflexiones y propuestas para trabajar la diversidad étnica y cultural (pp. 145-152). Barcelona: Grao.

Malgesini, G. & Giménez, C. (2000). Guía de conceptos sobre migraciones, racismo e interculturalidad. Madrid: Los libros de la Catarata.

Muñoz Sedano, A. (1999). La educación intercultural: enfoques y modelos. Em F. Checa & E. Soriano (Orgs). Inmigrantes entre nosotros (pp. 205-243). Barcelona: Icaria.

Muñoz Sedano, A. (2003). Enfoques y modelos de educación multicultural e intercultural. Em M. V. R. Rodríguez (Org.). Perspectivas teóricas y metodológicas: lengua de acogida, educación intercultural y contextos inclusivos (pp. 35-54). Madrid: Comunidad Autónoma de Madrid.

Muñoz Sedano, A. & Menchén Bellón, F. (2002). Una perspectiva creativa de la educación intercultural: enfoques y modelos. Creatividad y Sociedad, 2, 33-40.

Ortega Ruiz, P. (2007). Educación intercultural y migración: propuestas educativas para la convivencia. Em E. Soriano Ayala (Org.). Educación para la convivencia intercultural (pp. 25-58). Madrid: La Muralla

Parekh, B. (2005). Repensando el multiculturalismo: diversidad cultural y teoría política. (S. Chaparro, Trad.). España: Istmo. (Original publicado em 2002).

Ramírez Trapero, F. (2004). Educación intercultural: una respuesta a las sociedades multiculturales del siglo XXI. Granada: Universidad de Granada.

Sales Ciges, A. & García López, R. (1997). Programas de educación intercultural. Bilbao: Desclée De Brouwer.

Simpson, G. E. (1974). Asimilación. Em Enciclopedia internacional de las ciencias sociales (Vol. I). Madrid: Eudeba.

Soriano Ayala, E. (Org.). (2007). Educación para la convivencia intercultural. Madrid: La Muralla.

Taylor, C. (2009). El multiculturalismo y la “política del reconocimiento” (2a ed.). (M. Utrilla de Neira, L. R. Andrade Llanes & G. Vilas Roca, Trads). México: Fondo de Cultura Económica. (Original publicado em 1992).

Touraine, A. (1999). O sujeito. Em A. Touraine. Poderemos viver juntos?: iguais e diferentes (pp. 68-111). (J. Clasen & E. Alves, Trads). Petrópolis, RJ: Vozes. (Publicação original de 1997).

Vigna, C. & Zamagni, S. (Orgs). (2002). Multiculturalitá e identitá. Milano: Vita y Pensiero.

Publicado
2020-08-08
Como Citar
Clérico, G. M., Leite, R. V., & Gaspar, Y. E. (2020). Diversidade cultural e igualdade humana. Memorandum: Memória E História Em Psicologia, 37. https://doi.org/10.35699/1676-1669.2020.14927
Seção
Artigos