Na pista das origens do método clínico

seguindo Piaget de Neuchâtel a Paris

Autores

  • André Elias Morelli Ribeiro Universidade Federal Fluminense
  • Leonardo Lemos de Sousa Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho

DOI:

https://doi.org/10.35699/1676-1669.2020.15830

Palavras-chave:

história da psicologia - século XX, Piaget, Jean William Fritz, 1896-1980, provas piagetianas

Resumo

O método clínico piagetiano apresentou-se como uma nova forma de conduzir pesquisas experimentais com crianças no estudo da inteligência. Para investigar suas origens, conduziu-se um resgate histórico desde a adolescência de Piaget, passando pelos seus dias em Zurique até sua temporada na Salpêtrière, visando a resgatar as múltiplas condições de produção do método piagetiano, confrontando os dados biográficos, bibliográficos, autobiográficos e fontes primárias. Ao fim, é proposto um modelo de entendimento de como este autor produziu sua metodologia, fundamentado em três hipóteses que se complementam, a saber, o contato com o teste de Burt, a metodologia piagetiana de pesquisa em malacologia e o método psiquiátrico francês. Conclui-se que o método não é tributário efetivamente de nenhum modelo isoladamente, mas se constitui na assimilação de ideias e acomodações da prática, o que aproxima a origem do método à Teoria da Equilibração, colocando o método clínico como uma espécie de autobiografia intelectual.

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Biografia do Autor

André Elias Morelli Ribeiro, Universidade Federal Fluminense

Psicólogo. Doutor em Psicologia pela Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho – Campus Assis. Docente na Universidade Federal Fluminense – Campus Rio das Ostras. 

Leonardo Lemos de Sousa, Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho

Psicólogo. Doutor em Educação pela Universidade Estadual de Campinas. Docente na Universidade Estadual Paulista Júlio Mesquita Filho – Campus Assis.

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Publicado

2020-11-26 — Atualizado em 2020-11-26

Como Citar

Ribeiro, A. E. M., & Sousa, L. L. de. (2020). Na pista das origens do método clínico: seguindo Piaget de Neuchâtel a Paris. Memorandum: Memória E História Em Psicologia, 37. https://doi.org/10.35699/1676-1669.2020.15830

Edição

Seção

Artigos