Da autobiografia e epistolário de Edith Stein, os anos de sua formação
Palavras-chave:
Edith Stein, desenvolvimento humano, formação da pessoa, FenomenologiaResumo
A presente contribuição busca mostrar a formação – acadêmica e humana – recebida por de Edith Stein nos anos de seus estudos universitários apontando sua importância para o que viria a desenvolver depois em obra e na própria existência da filósofa. Inicialmente, se esclarece o que Stein entende por formação. Em seguida, através da escuta empática do que ela mesma relata em escritos autobiográficos e cartas a amigos e colegas, mostra-se o vínculo entre as experiências vividas nas duas cidades onde estudou e os temas enfrentados nas obras redigidas nos anos imediatamente sucessivos à aprovação de sua tese, que voltariam também nas obras mais maduras em várias passagens.
Downloads
Referências
Batzdorff, S. M. (2003) Zia Edith: eredità ebraica di una santa cattolica (M. E. Patrizi, Trad.). Roma: OCD. (Original publicado em 1998).
Stein, E. (1998). Introduzione alla filosofia (A. M. Pezzella, Trad.). Roma: Città Nuova. (Original publicado em 1991).
Stein, E. (2000) Selbstbildnis in Briefen. v. I. Freiburg: Herder. (ESGA, 2).
Stein, E. (2001) Selbstbildnis in Briefen. v. III: Briefe an Roman Ingarden. Freiburg: Herder. (ESGA, 4).
Stein, E. (2017). Sull´idea di formazione. Em E. Stein. Formazione e sviluppo dell’individualità. (A. M. Pezzella, A. Togni, Trad.) (pp. 51-73). Roma: Città Nuova. (Original publicado em 1930).
Stein, E. (2018). Vida de uma família judia. Em E. Stein. Vida de uma família judia e outros escritos autobiográficos. (M.C.V. Wollny, R. Kirchner, Trads.) São Paulo: Paulus. (Original publicado em 1985).
Downloads
Publicado
Como Citar
Edição
Seção
Licença
Copyright (c) 2022 Memorandum: Memória e História em Psicologia
Este trabalho está licenciado sob uma licença Creative Commons Attribution 4.0 International License.
Os trabalhos publicados na revista eletrônica Memorandum: Memória e História em Psicologia são licenciados sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.