O papel dos fundamentos epistemológicos e históricos para a formação do psicólogo atuante em políticas sociais

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/1676-1669.2024.41907

Palavras-chave:

formação do psicólogo, história da psicologia moderna, políticas públicas

Resumo

Nos últimos 40 anos, a atuação do psicólogo vem sendo orientada pela aproximação a diversas políticas públicas. A despeito dos avanços empreendidos quanto à capacitação das profissionais para o trabalho com beneficiários de tais políticas, os cursos de graduação ainda parecem carecer de um foco maior no estudo de tais políticas e de uma consolidação de referenciais teórico-metodológicos e epistemológicos de atuação psicológica. O presente ensaio busca discutir criticamente o papel dos fundamentos históricos e epistemológicos da psicologia na formação para a atuação em políticas sociais, compreendendo um estudo teórico, de base bibliográfica e documental, acerca das discussões histórico-epistemológicas no campo psicológico. Destaca-se que tais discussões tanto oferecem a base para o desenvolvimento do senso crítico acerca da psicologia enquanto área dispersa e fragmentada como também possibilitam o desvelamento da condição escamoteada da psicologia enquanto saber auxiliar ao controle subjetivo e ideológico dos indivíduos pelo Estado.

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Biografia do Autor

Caio Rudá, Universidade Federal do Sul da Bahia

Psicólogo, mestre em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade e doutor em Estado e Sociedade. É professor adjunto do Centro de Formação em Ciências da Saúde da Universidade Federal do Sul da Bahia.

Rafael Andrés Patiño, Universidade Federal do Sul da Bahia

Graduado em Psicologia, Universidad de Antioquia. Mestre em Psicologia, Universidad de San Buenaventura (Colômbia). Doctor em Psicologia, Universidade Federal da Bahia. Pós-Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Memória Social da Universidade Federal do Estado do Rio de Janeiro.

Gabriela Andrade da Silva, Universidade Federal do Sul da Bahia

Psicóloga, Mestre e Doutora em Psicologia Experimental pela Universidade de São Paulo (USP). Professora do Centro de Formação em Ciências da Saúde da Universidade Federal do Sul da Bahia. Professora permanente externa do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Saúde (PPGPS) do Instituto Multidisciplinar em Saúde da Universidade Federal da Bahia.

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Publicado

2024-05-08

Como Citar

Rudá, C., Patiño, R. A., & Silva, G. A. da. (2024). O papel dos fundamentos epistemológicos e históricos para a formação do psicólogo atuante em políticas sociais. Memorandum: Memória E História Em Psicologia, 41, e41907. https://doi.org/10.35699/1676-1669.2024.41907

Edição

Seção

Artigos