Formação em psicologia no Brasil

o período do currículo mínimo (1962-2004)

Autores

  • Caio Rudá Universidade Federal da Bahia
  • Denise Coutinho Universidade Federal do Sul da Bahia
  • Naomar de Almeida Filho Universidade Federal do Sul da Bahia

Palavras-chave:

currículo mínimo, diretrizes curriculares nacionais, educação superior, formação do psicólogo

Resumo

Apresenta-se súmula histórica da formação em Psicologia no Brasil entre 1962 e 2004, focalizando o período do Currículo Mínimo. Examina-se a dimensão da formação, balizada pela trajetória socioeconômica e política do país e os debates sobre formação e profissionalização. Realizou-se leitura crítica de textos contemporâneos à consolidação da profissionalização e à expansão do ensino da Psicologia, além de documentos que resgatam a história desse movimento ou oferecem contextualização dessa dimensão. Encontrou-se flagrante descontentamento com a formação pré-determinada e uniforme para cursos de Psicologia; o Currículo Mínimo, dispositivo garantidor da uniformidade da formação, não respondia às exigências da sociedade. Inúmeras propostas apontavam para reformulação curricular como modo de alcançar transformações propostas para a formação. No auge desse processo, foram implantadas as Diretrizes Curriculares Nacionais em Psicologia, referencial normativo flexível, que reconhece a pluralidade do campo e estabelece orientações gerais para a formação.

 

Biografia do Autor

  • Caio Rudá, Universidade Federal da Bahia
    mestre em Estudos Interdisciplinares sobre a Universidade pela Universidade Federal da Bahia (UFBA). Foi Professor Substituto no Instituto de Psicologia da UFBA. Atualmente é Professor na Faculdade Regional da Bahia (UNIRB) e Vice-Coordenador no Núcleo Bahia da Associação Brasileira de Ensino de Psicologia.
  • Denise Coutinho, Universidade Federal do Sul da Bahia
    Professora Adjunto IV do Instituto de Psicologia e dos Programas de PG em Psicologia e em Artes Cênicas da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Cedida à Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB).
  • Naomar de Almeida Filho, Universidade Federal do Sul da Bahia
    Professor Titular do Instituto de Saúde Coletiva da Universidade Federal da Bahia (UFBA). Reitor pro tempore da Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB). Bolsista CNPq de Produtividade em Pesquisa Nível 1-A (Proc. 306.341/2011-5).

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Publicado

2015-10-24

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Artigos

Como Citar

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