A Escola de Psicologia Social Comunitária da Universidade de São Paulo (1970-2020)

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/1676-1669.2024.46305

Palavras-chave:

psicologia social, psicologia comunitária, história da psicologia, revisão de literatura, Universidade de São Paulo (USP)

Resumo

Revisitamos a história da Psicologia Social Comunitária (PSC) no Brasil e analisamos a ausência de menções aos trabalhos produzidos pela Universidade de São Paulo (USP). Partindo da pesquisa histórica com fontes bibliográficas, buscamos responder à seguinte pergunta: qual a contribuição da USP para o campo da PSC brasileira? Os resultados mostraram que existe o desenvolvimento de uma “escola uspiana”, no Campus do Butantã, desde a década de 1970. Identificamos três períodos, ou gerações de pesquisadoras(es) (1970-1990, 1990-2010 e 2010-atual), e apontamos conceitos próprios ou desenvolvidos por essa tradição, tais como: comunidade de destino, enraizamento, humilhação social, cenas sociais e vulnerabilidades pessoal, social e programática. Concluímos que a escola uspiana vem se consolidando no campo da PSC e, devido sua larga tradição, tem oferecido contribuições significativas para a disciplina, ainda que pouco notada pela literatura disponível.

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Biografia do Autor

José Fernando Andrade Costa, Universidade Estadual de Feira de Santana

Doutor em Psicologia Social pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo (IP-USP).

Prof. adjunto da área de Psicologia no Departamento de Ciências Humanas e Filosofia da Universidade Estadual de Feira de Santana (DCHF-UEFS).

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Publicado

2024-10-21

Como Citar

Costa, J. F. A. (2024). A Escola de Psicologia Social Comunitária da Universidade de São Paulo (1970-2020). Memorandum: Memória E História Em Psicologia, 41, e46305. https://doi.org/10.35699/1676-1669.2024.46305

Edição

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Artigos