Uma experiência de pesquisa em psicologia no encontro com o povo Guarani M’byá

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/1676-1669.2024.47528

Palavras-chave:

povos indígenas, memória, Guarani M’byá, psicologia

Resumo

Este texto apresenta e discute o encontro de uma pesquisadora em psicologia com uma terra indígena Guarani M’byá, localizada no norte do estado de Santa Catarina. Os pressupostos teórico-metodológicos, inspirados na etnografia e na perspectiva bakhtiniana de análise dialógica do discurso, possibilitaram a experiência de encontro em que se reconhece a alteridade na produção de conhecimentos em pesquisa. Compreendemos que as memórias Guarani M’bya, embora sobreviventes a processos de apagamentos, permanecem sendo praticadas na relação com o território, incorporadas e ocorrendo em condição de movimento. Como resultado da experiência realizada com vestígios, reconhecemos diferentes faces da colonialidade que se reafirmam contemporaneamente e confrontos com os modos de viver ocidentalizados. Identificamos a necessidade de a psicologia deslocar-se do olhar eurocêntrico. E, por fim, desde o contato com os modos de vida do povo Guarani M’byá, apontamos algumas pistas para um porvir humano.

Biografia do Autor

  • Neiva de Assis, Universidade Federal de Santa Catarina

    Docente no Departamento de Psicologia e no Programa de Pós-graduação em Psicologia - UFSC. Graduada em Psicologia, Especialista em Gestão Escolar, Mestrado e Doutorado na UFSC. Realizou estudos pós-doutorais no Dipartimento di Scienze Sociali ed Economiche, Scuola di dottorato in Scienze Sociali ed Economiche, Facoltà di Scienze Politiche, Sociologia e Comunicazione dell Università Degli Studi di Roma La Sapienza em 2022 e 2023. Pesquisadora do NUPRA - Núcleo de Pesquisa em Práticas Sociais, Estética e Política e do LAPEE - Laboratório de Psicologia Escolar e Educacional.

  • Andrea Vieira Zanella , Universidade Federal de Santa Catarina

    Docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Universidade Federal de Santa Catarina. Professora titular aposentada da UFSC. Possui graduação em Psicologia pela Universidade Federal do Paraná, mestrado e doutorado em Psicologia da Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Realizou estudos pós-doutorais na Università Degli Studi di Roma La Sapienza e na UFRGS em 2009. Foi pesquisadora visitante da New School for Social Research em 2016. 

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Publicado

2024-11-04

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

Uma experiência de pesquisa em psicologia no encontro com o povo Guarani M’byá. (2024). Memorandum: Memória E História Em Psicologia, 41, e47528. https://doi.org/10.35699/1676-1669.2024.47528