Ensino de História da Psicologia na UERJ
Um relato de experiência a partir do Estágio Docente da Pós-Graduação
DOI:
https://doi.org/10.35699/1676-1669.2025.53480Palavras-chave:
história da psicologia, pós-graduação em psicologia, estágio docenteResumo
Buscamos apresentar neste artigo as disciplinas de História da Psicologia ofertadas no curso de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e a prática do aluno de pós-graduação que cumpre o estágio em docência. Apresentamos uma revisão bibliográfica sobre a história da pós-graduação em Psicologia no Brasil e o atual momento da História da Psicologia no país não só como área, mas como disciplina obrigatória em cursos de graduação. Por fim, apresentamos um relato de experiência acerca do estágio, pensando nas aproximações e nos distanciamentos entre as formações (graduação, pós-graduação) com a História da Psicologia. Concluímos que ao relatar as experiências de uma estagiária docente e examinar as estruturas da pós-graduação brasileira, compreendemos a importância das disciplinas históricas na formação em Psicologia, destacando a necessidade de uma formação docente contextualizada e crítica para superar as limitações dos cursos de pós-graduação.
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