Ensino de História da Psicologia na UERJ

Um relato de experiência a partir do Estágio Docente da Pós-Graduação

Autores

DOI:

https://doi.org/10.35699/1676-1669.2025.53480

Palavras-chave:

história da psicologia, pós-graduação em psicologia, estágio docente

Resumo

Buscamos apresentar neste artigo as disciplinas de História da Psicologia ofertadas no curso de Psicologia da Universidade do Estado do Rio de Janeiro e a prática do aluno de pós-graduação que cumpre o estágio em docência. Apresentamos uma revisão bibliográfica sobre a história da pós-graduação em Psicologia no Brasil e o atual momento da História da Psicologia no país não só como área, mas como disciplina obrigatória em cursos de graduação. Por fim, apresentamos um relato de experiência acerca do estágio, pensando nas aproximações e nos distanciamentos entre as formações (graduação, pós-graduação) com a História da Psicologia. Concluímos que ao relatar as experiências de uma estagiária docente e examinar as estruturas da pós-graduação brasileira, compreendemos a importância das disciplinas históricas na formação em Psicologia, destacando a necessidade de uma formação docente contextualizada e crítica para superar as limitações dos cursos de pós-graduação.

Biografia do Autor

  • Isabella Oliveira dos Santos, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Mestra e doutoranda em Psicologia Social pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Pesquisadora no Laboratório de História e Memória da Psicologia Clio-Psyché.

  • Ana Maria Jacó-Vilela, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

    Doutora em Psicologia pela Universidade de São Paulo e professora da Universidade do Estado do Rio de Janeiro. Coordenadora do Laboratório de História e Memória da Psicologia Clio-Psyché.

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Publicado

2025-04-28

Edição

Seção

Formação e ensino de História da Psicologia em países ibero-americanos

Como Citar

Ensino de História da Psicologia na UERJ: Um relato de experiência a partir do Estágio Docente da Pós-Graduação. (2025). Memorandum: Memória E História Em Psicologia, 42, e53480. https://doi.org/10.35699/1676-1669.2025.53480