O jogo Master como atividade avaliativa na disciplina de História da Psicologia
DOI:
https://doi.org/10.35699/1676-1669.2025.53491Palavras-chave:
história da psicologia, métodos de ensino, processos de avaliação, metodologias ativas, gamificaçãoResumo
Objetiva-se apresentar uma proposta avaliativa da disciplina História da Psicologia do curso de Psicologia em uma universidade pública. Trata-se de um jogo, o Master, tendo-se em conta o referencial das Metodologias Ativas de Ensino. Foram três as fontes de dados: a) o objeto central do jogo, as cartelas-desafio produzidas pelos alunos; b) observações da execução do jogo; c) autoavaliação discente ao final do semestre. Quanto aos resultados, a atividade estimulou processos investigativos, promoveu análise reflexiva sobre os diversos tópicos estudados e, ao implicar trabalho em equipes, contribuiu para a formação de laços afetivos. Dentre as avaliações emitidas, os alunos reconheceram que, envolvidos numa competição, tiveram maior interesse em participar de aulas e debates, bem como postular questionamentos e argumentações.
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