Os estudos cognitivos da memória de Jean Piaget e Barbel Inhelder

Autores

  • Ronald Clay dos Santos Ericeira Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Silvia Parrat-Dayan Université de Genève, Archives Jean Piaget

Palavras-chave:

Piaget, memória, inteligência, desenvolvimento cognitivo

Resumo

O objetivo do artigo é revisitar um tema que inadequadamente é considerado secundário nos estudos piagetianos, a saber: a memória. Nosso foco será revitalizar textos sobre esta temática produzidos por Jean Piaget e colaboradores, principalmente Barbel Inhelder, como os livros Intelligence et Mémoire e L’image mentale chez l’enfant. Para além de sua importância histórica, estes textos são intelectualmente instigantes de diversas maneiras. Primeiro, eles propõem uma teoria geral da memória, que está coordenada com outros conceitos da epistemologia genética, tais quais: imagem mental e esquemas operativos. Ademais, em nossa hipótese, esses textos são contribuições importantes para os estudos da memória. Assim, este artigo considera que as teses de Piaget são ainda atuais e podem contribuir para o entendimento da memória humana.

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Biografia do Autor

Ronald Clay dos Santos Ericeira, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Professor Adjunto da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro, onde trabalha junto à Graduação e ao Mestrado em Psicologia. Possui Doutorado em Antropologia Cultural pela UFRJ e doutorado em Psicologia Social pela UERJ. Tem Pós-Doutorado em Psicologia pela Universidade de Genebra, Suíça. Suas principais áreas de interesse de pesquisa: memória cognitiva, memória social, cultura popular, educação e aprendizagem. E-mail: ronaldericeira@yahoo.com.br

Silvia Parrat-Dayan, Université de Genève, Archives Jean Piaget

Pesquisadora e colaboradora científica nos Arquivos Jean Piaget da Universidade de Genebra, Suíça. Foi colaboradora do Centro Internacional de Epistemologia Genética. Foi professora na Universidade de Lausanne na Suíça e na Universidade de Nancy na França. Foi professora visitante em diferentes Universidades de Brasil. Recentemente obteve por concurso a beca de professora visitante da Cátedra Franklin Pease García Yrigoyen. na Pontificia Universidad Católica de Lima, Peru. Também é conferencista internacional. Realizou pesquisas no dominio do desenvolvimento cognitivo, da história da infância, do pensamento pedagógico de Piaget e no domínio da teoria piagetiana. Publicou diferentes livros: De la pédagogie (Odile Jacob); Materner : Du premier cri aux premiers pas (O.Jacob); Como enfrentar a indisciplina na sala de aula (Contexto). E-mail: silviaparrat@gmail.com

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Publicado

2017-07-02

Como Citar

Ericeira, R. C. dos S., & Parrat-Dayan, S. (2017). Os estudos cognitivos da memória de Jean Piaget e Barbel Inhelder. Memorandum: Memória E História Em Psicologia, 31, 38–55. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6428

Edição

Seção

Artigos