Revolução revisionista nos estudos vigotskianos
Palavras-chave:
resenha, estudos vigotskianos, VygostkiResumo
Resenha de:
Yasnitsky, A. & van der Veer, R. (Org.s) (2016). Revisionist revolution in Vygotsky studies. London and New York: Routledge.
Downloads
Não há dados estatísticos.
Referências
Cole, M., John-Steiner, V., Scribner, S. & Souberman, E. (Org.s). (2007). Prefácio dos organizadores da obra. Em L. S. Vigotski. A formação social da mente (7a ed., pp. 3-4) (J. C. Neto, L. S. M. Barreto & S. C. Afeche, Trad.s). São Paulo: Martins Fontes. (Original publicado em 1978).
Luria, A. R. (1976). Cognitive development: its cultural and social foundations (M. Lopez-Morillas & L. Solotoroff, Trad.s). Cambridge, Estados Unidos da América: Harvard University Press. (Original publicado em 1974).
Luria, A. R. (1986). Pensamento e linguagem: as últimas conferências de Luria (D. M. Lichtenstein & M. Corso, Trad.s). Porto Alegre: Artes médicas. (Original publicado em 1979).
Luria, A. R. (1992). A construção da mente (M. B. Cipolla, Trad.). São Paulo: Ícone. (Original publicado em 1979).
Prestes, Z. R. (2010). Quando não é quase a mesma coisa: Análise de traduções de Lev Seminovitch Vigotski no Brasil: Repercussões no campo educacional. Tese de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Brasília, Brasília, DF.
Toassa, G. (2016). Nem tudo que reluz é Marx: críticas stalinistas a Vigotski no âmbito da ciência soviética. Psicologia USP, 25. Recuperado em 08 de setembro, 2016, de dx.doi.org/10.1590/0103-656420140138
Vygotsky, L. S. (2007). In memory of L. S. Vygotsky (1896-1934). L. S. Vygotsky: Letters to students and colleagues. Journal of Russian and East European Psychology, 45(2), 11-60.
Zavershneva, E. (2016a). Vygotsky the unpublished: an overview of the personal archive (1912–1934). Em A. Yasnitsky & R. van der Veer (Org.s). Revisionist revolution in Vygotsky studies (pp. 94-125). New York: Routledge.
Zavershneva, E. (2016b). “The way to freedom”: Vygotsky in 1932. Em A. Yasnitsky & R. van der Veer (Org.s). Revisionist revolution in Vygotsky studies (pp. 127-137). New York: Routledge.
Luria, A. R. (1976). Cognitive development: its cultural and social foundations (M. Lopez-Morillas & L. Solotoroff, Trad.s). Cambridge, Estados Unidos da América: Harvard University Press. (Original publicado em 1974).
Luria, A. R. (1986). Pensamento e linguagem: as últimas conferências de Luria (D. M. Lichtenstein & M. Corso, Trad.s). Porto Alegre: Artes médicas. (Original publicado em 1979).
Luria, A. R. (1992). A construção da mente (M. B. Cipolla, Trad.). São Paulo: Ícone. (Original publicado em 1979).
Prestes, Z. R. (2010). Quando não é quase a mesma coisa: Análise de traduções de Lev Seminovitch Vigotski no Brasil: Repercussões no campo educacional. Tese de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Educação, Universidade de Brasília, Brasília, DF.
Toassa, G. (2016). Nem tudo que reluz é Marx: críticas stalinistas a Vigotski no âmbito da ciência soviética. Psicologia USP, 25. Recuperado em 08 de setembro, 2016, de dx.doi.org/10.1590/0103-656420140138
Vygotsky, L. S. (2007). In memory of L. S. Vygotsky (1896-1934). L. S. Vygotsky: Letters to students and colleagues. Journal of Russian and East European Psychology, 45(2), 11-60.
Zavershneva, E. (2016a). Vygotsky the unpublished: an overview of the personal archive (1912–1934). Em A. Yasnitsky & R. van der Veer (Org.s). Revisionist revolution in Vygotsky studies (pp. 94-125). New York: Routledge.
Zavershneva, E. (2016b). “The way to freedom”: Vygotsky in 1932. Em A. Yasnitsky & R. van der Veer (Org.s). Revisionist revolution in Vygotsky studies (pp. 127-137). New York: Routledge.
Downloads
Publicado
2017-07-02
Como Citar
Costa, E. M. da. (2017). Revolução revisionista nos estudos vigotskianos. Memorandum: Memória E História Em Psicologia, 31, 307–312. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6442
Edição
Seção
Resenhas
Licença
Os trabalhos publicados na revista eletrônica Memorandum: Memória e História em Psicologia são licenciados sob a Licença Creative Commons Attribution que permite o compartilhamento com reconhecimento da autoria e publicação inicial nesta revista.