Aproximações e distanciamentos nos pensamentos de Feuerbach e Jung

Autores

  • Fabiano Veliq Universidade Federal de Minas Gerais
  • Jacqueline Moreira de Oliveira Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais
  • Luiz Henrique Lemos Silveira Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Palavras-chave:

Feuerbach, Jung, aproximações, distanciamentos, religião

Resumo

O presente artigo tem por objetivo apresentar as perspectivas de Feuerbach e Jung sobre o fenômeno religioso. Tal análise torna-se importante pelo fato de que ambas as teorias contribuem significativamente para entendimento desse fenômeno, tanto pelo campo da Filosofia quanto da Psicologia. Deste modo, o artigo se desenvolverá em três partes: primeiramente, as concepções de Feuerbach sobre o fenômeno religioso, posteriormente as reflexões de Jung e, por fim, a identificação de aproximações e distanciamentos entre eles referentes ao fenômeno religioso.

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Fabiano Veliq, Universidade Federal de Minas Gerais

Doutor em Psicologia pela PUC Minas (2015), Mestre em Filosofia da Religião pela Faculdade Jesuítas de Belo Horizonte- FAJE (2011). Graduado em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (2008). Concluiu Pós-doutorado em Psicanálise PUC Minas (2016). Pesquisas temas relacionados ao diálogo entre religião e psicanálise

Jacqueline Moreira de Oliveira, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutora em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2002) com foco sobre o problema de alteridade na teoria freudiana. Pós-doutorado na Faculdade Jesuíta de Teologia e Filosofia (2007), Mestre em Filosofia pela Universidade Federal de Minas Gerais (1996), graduada em Psicologia pela UFMG (1992). Professora do Departamento de Psicologia PUC-Minas.

Luiz Henrique Lemos Silveira, Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais

Doutorando em Psicologia na Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais, Mestre em ciências da Religião Pontifícia Universidade Católica de Minas Gerais (2013), Especialização em Psicologia Clínica Junguiana pelo Instituto Brasileiro de Medicina e Reabilitação - RJ (2011), Graduado em Psicologia pelo Centro de Ensino Superior de Juiz de Fora (2009). Desenvolve pesquisa na temática de Psicologia, Psicologia Junguiana e Psicologia e Religião.

Downloads

Publicado

2017-07-03

Como Citar

Veliq, F., Oliveira, J. M. de, & Silveira, L. H. L. (2017). Aproximações e distanciamentos nos pensamentos de Feuerbach e Jung. Memorandum: Memória E História Em Psicologia, 32, 138–155. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6451

Edição

Seção

Artigos