Da materialidade fisiológica à materialidade psicológica

sobre as origens da noção psicanalítica de realidade psíquica nas duas últimas décadas do século XIX

Autores

  • Caio Padovan Université Paris Diderot – Paris 7

Palavras-chave:

historia da psicanálise, história da psiquiatria, história da psicologia, clínica psicanalítica, teoria psicanalítica

Resumo

Nosso objetivo com este artigo será o de resgatar alguns elementos da experiência clínica de Freud que levaram o médico vienense a abandonar uma aproximação exclusivamente anatomopatológica do fenômeno clínico. Tendo isso em vista, retomaremos alguns artigos fundamentais publicados pelo psicanalista durante as duas últimas décadas do século XIX e os discutiremos a partir da literatura científica a eles contemporânea, reconstruindo assim o contexto dentro do qual a psicanálise pôde emergir enquanto prática clínica. Serão privilegiadas aqui as experiências de Freud como neurologista e como hipnoterapeuta, sua tentativa de superar algumas dificuldades ligadas à démarche anatomoclínica e a introdução de uma nova materialidade que faria nascer a importante noção de realidade psíquica.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Caio Padovan, Université Paris Diderot – Paris 7

psicólogo, mestre em Teoria Psicanalítica pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e doutorando em Psicanálise e Psicopatologia pela Universidade Paris Diderot – Paris 7. Presidente da Associação de Pesquisadores e Estudantes Brasileiros na França (APEB-Fr).

Downloads

Publicado

2015-04-24

Como Citar

Padovan, C. (2015). Da materialidade fisiológica à materialidade psicológica: sobre as origens da noção psicanalítica de realidade psíquica nas duas últimas décadas do século XIX. Memorandum: Memória E História Em Psicologia, 28, 12–35. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6453

Edição

Seção

Artigos