A histeria nas revisões do caso Emmy Von N

contribuições para a história da psicanálise

Autores

  • Glaucia Valéria Pinheiro de Brida Universidade Estadual de Maringá
  • Gustavo Adolfo Ramos Mello Neto Universidade Estadual de Maringá

Palavras-chave:

histeria, Emmy Von N, psicanálise, psicopatologia

Resumo

O objetivo deste artigo é, ), por meio de um estudo teórico-conceitual,  examinar textos de revisão indexados pela American Psychology Association (APA) do caso Emmy von N., de Freud, publicado em 1895. Essas revisões tratam de escritos psicanalíticos que reanalisam o caso, atribuindo novo diagnóstico e novas dinâmicas. O caso Emmy presencia o nascimento da psicanálise e é um de seus “parteiros”. Sua análise e seu diagnóstico testemunham o momento da psicanálise em que se produziu. No entanto, muitos anos se passaram e a histeria foi ganhando outros significados em psicanálise, assim como a própria psicanálise foi se modificando desde então. Um pouco dessas modificações podem ser observadas através das revisões de casos célebres. Foram encontrados e examinados artigos publicados entre as décadas de 1950 e 1980, voltados à revisão do diagnóstico de Emmy, e artigos publicados entre as décadas de 1990 e 2000, que salientam o valor histórico do caso para o método, teoria e clínica psicanalítica na atualidade.  Assim como o caso Emmy testemunha o nascimento da Psicanálise, cada retorno ao caso testemunha um momento da Psicanálise, enquanto um campo de saber em construção, hoje e em 1891.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Glaucia Valéria Pinheiro de Brida, Universidade Estadual de Maringá

psicóloga, doutora em Psicologia Clínica pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Pesquisadora e professora adjunta do  Departamento de Psicologia da Universidade Estadual de Maringá.

Gustavo Adolfo Ramos Mello Neto, Universidade Estadual de Maringá

psicoterapeuta, Doutor em Psicologia pela Universidade de São Paulo (USP) e realizou dois anos de atividades pós-doutorais em Psicanálise e Psicopatologia Fundamental na Université de Paris VII. Atualmente é docente no Departamento de Psicologia, no mestrado em Psicologia e no doutorado em Administração da Universidade Estadual de Maringá; e coordenou a pesquisa “A histeria ainda; o discurso psicanalítico sobre a histeria nos últimos 50 anos”.

Downloads

Publicado

2015-04-24

Como Citar

Brida, G. V. P. de, & Mello Neto, G. A. R. (2015). A histeria nas revisões do caso Emmy Von N: contribuições para a história da psicanálise. Memorandum: Memória E História Em Psicologia, 28, 36–54. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6456

Edição

Seção

Artigos