Cuidado e cura do ânimo pela palavra

matrizes teóricas da oratória de Antônio Vieira

Autores

  • Marina Massimi Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

função terapêutica da palavra, Antônio Vieira, retórica e psicologia

Resumo

O objetivo do artigo é discutir as matrizes teóricas da concepção vieiriana da palavra como instrumento da medicina do ânimo. Através do método da história conceitual, são evidenciados na leitura dos sermões de Vieira, tópicos recorrentes que se referem à função terapêutica da palavra. É estabelecida a relação entre esses tópicos e o universo cultural a que Vieira se inspira, especialmente a Companhia de Jesus. Os resultados apontam pelo fato de que a função da oratória na perspectiva de Vieira inspira-se numa tradição, cujos pilares são Cícero, Sêneca e Agostinho. Estes autores foram apropriados pela Companhia de Jesus e propostos nos Colégios, desde o século XVI. Conclui-se que pela referida tradição, o cuidado do ânimo é entendido como pratica da vida regrada pelo exercício da sabedoria. Tal exercício cura desequilíbrios anímicos e enfermidades decorrentes. Esse cuidado é confiado à palavra ordenada conforme os preceitos da retórica articulados a conceitos filosóficos.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Marina Massimi, Universidade de São Paulo

professora do Departamento de Psicologia, Faculdade de Filosofia Ciências e Letras, Universidade de São Paulo – Campus de Ribeirão Preto.

Downloads

Publicado

2015-04-24

Como Citar

Massimi, M. (2015). Cuidado e cura do ânimo pela palavra: matrizes teóricas da oratória de Antônio Vieira. Memorandum: Memória E História Em Psicologia, 28, 71–87. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6458

Edição

Seção

Artigos