O Brasil é a terra do pandeiro

um estudo das contribuições de diferentes expressões artísticas para a representação do samba e do carnaval como ícones nacionais

Autores

  • Ronald Clay dos Santos Ericeira Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Ana Maria Jacó-Vilela Universidade do Estado do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

rádio, cinema, carnaval, samba, Vargas

Resumo

Nos estudos sobre a festa do Carnaval e a sobre a construção da Identidade Nacional na década de 1930, é comum a citação ao dirigismo cultural getulista, às ideologias de branqueamento, bem como à valorização da mestiçagem nesse período. A proposta deste artigo é trazer à baila como produções artísticas e culturais, como rádio, cinema, e o teatro de revista, pouco estudadas pela literatura histórica e antropológica, contribuíram para popularizarem e transformarem o samba e o carnaval como referências basilares para a construção da identidade brasileira. Outrossim, refletimos sobre a manutenção e atualização dessas comemorações coletivas através do tempo.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ronald Clay dos Santos Ericeira, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

professor adjunto de psicologia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Doutorado em Antropologia Cultural pela UFRJ e doutorado em Psicologia Social pela UERJ. Principais interesses de pesquisa: memória cognitiva, memória social, cultura popular, educação e aprendizagem.

Ana Maria Jacó-Vilela, Universidade do Estado do Rio de Janeiro

coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Psicologia Social (2001-2005; 2013-2015). É pesquisadora do CNPq, Cientista do Nosso Estado pela Faperj e Procientista da UERJ. Participa dos GTs de História da Psicologia da ANPEPP (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia) e da SIP (Sociedade Interamericana de Psicologia), sendo coordenadora deste para o biênio 2011-2013 e 2013/2015. Coordena também a Rede Iberoamericana de Pesquisadores em História da Psicologia que atualmente congrega mais de cem pesquisadores de diferentes países. Presidente da ABRAPSO - Associação Brasileira de Psicologia Social (2006-2007) e Vice-Presidente de sua Regional Rio (2008-2009). Presidente da ANPEPP (Associação Nacional de Pesquisa e Pós-graduação em Psicologia) (2010-2012). Secretária Executiva para a América do Sul da Sociedade Interamericana de Psicologia (2013-2015).

Downloads

Publicado

2015-04-24

Como Citar

Ericeira, R. C. dos S., & Jacó-Vilela, A. M. (2015). O Brasil é a terra do pandeiro: um estudo das contribuições de diferentes expressões artísticas para a representação do samba e do carnaval como ícones nacionais. Memorandum: Memória E História Em Psicologia, 28, 88–109. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6459

Edição

Seção

Artigos