Narrar para narrar-se

entre o livro e a sabedoria, a autoria

Autores

  • Leda Verdiani Tfouni Universidade de São Paulo
  • Diana Junkes Bueno Martha Universidade Estadual Paulista
  • Dionéia Motta Monte-Serrat Universidade Estadual de Campinas

Palavras-chave:

letramento, discurso científico, narrativa, autoria

Resumo

O objetivo deste artigo é refletir sobre o letramento a partir das contribuições da Análise do Discurso de tradição francesa e da Psicanálise lacaniana. Procuramos mostrar como, ao resistir ao discurso da ciência, adultos analfabetos afirmam seu letramento pela capacidade de elaborar narrativas que lhes asseguram autoria dos seus próprios dizeres; narrativas em que o narrar é equivalente ao narrar-se, ou seja, à construção da subjetividade. De nosso ponto de vista, ao tornar possível ao sujeito que faça “um”, estabelecendo uma unidade transitória e ilusória entre a linguagem e o mundo, a narrativa permite a emergência da autoria e da singularidade do sujeito. Opõe-se ao discurso científico que tem como materialização máxima o discurso da lógica.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Leda Verdiani Tfouni, Universidade de São Paulo

professora titular sênior da FFCLRP-USP, departamento de Psicologia, e bolsista de produtividade do CNPq. Endereço: Rua Maria Octavia P. Villa, 71, CEP 14021-047, Ribeirão Preto, SP.

Diana Junkes Bueno Martha, Universidade Estadual Paulista

professora de Literatura Brasileira da UNESP-Rio Preto,  Vice-Coordenadora do Programa de Pós-Graduação em Letras dessa instituição e Pesquisadora dos Grupos AD-Interfaces e Grupo de Estudos de Poesia e Cultura (ambos cadastrados no CNPq).

Dionéia Motta Monte-Serrat, Universidade Estadual de Campinas

Pesquisadora Colaboradora do IEL-UNICAMP, Professora Assistente Especialista da Universidade de Ribeirão Preto, Pesquisadora dos seguintes Grupos cadastrados no CNPq AD-Interfaces e Neurolinguística Discursiva: práticas com a linguagem e banco de dados.

Downloads

Publicado

2015-04-24

Como Citar

Tfouni, L. V., Martha, D. J. B., & Monte-Serrat, D. M. (2015). Narrar para narrar-se: entre o livro e a sabedoria, a autoria. Memorandum: Memória E História Em Psicologia, 28, 132–144. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6461

Edição

Seção

Artigos