A construção discursiva da autoridade e do saber salesianos no jornal Diário do Comércio de São João del-Rei em meados do século

Autores

  • Rodolfo Luís Leite Batista Universidade Federal de São João del-Rei
  • Marília Novais da Mata Machado Universidade Federal de São João del-Rei
  • Carlos Henrique de Souza Gerken Universidade Federal de São João del-Rei

Palavras-chave:

laboratório, salesianos, análise do discurso, história da psicologia, Diário do Comércio

Resumo

Neste artigo, descrevemos o processo de construção discursiva da autoridade e do saber salesianos no âmbito da Educação e Psicologia em São João del-Rei, Minas Gerais. Investigamos um corpus composto por recortes do jornal Diário do Comércio, publicados entre 1958 e 1961, arquivados no Centro de Documentação e Pesquisa em História da Psicologia da UFSJ. A leitura cuidadosa e repetida dos recortes e o levantamento de informações sobre o contexto de produção, construção e interpretação do discurso analisado inspiram-se na proposta metodológica de Patrick Charaudeau. Identificamos a criação e funcionamento do Laboratório de Psicologia Experimental da Faculdade Dom Bosco como acontecimento discursivo que favoreceu, localmente, o enaltecimento dos salesianos como grandes educadores. Na prática, o Laboratório se transformou em espaço científico de oferta de serviços psico-pedagógicos, concretizados no Centro de Estudos Pedagógicos, no Círculo de Pais e Mestres e na formação do orientador educacional.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Rodolfo Luís Leite Batista, Universidade Federal de São João del-Rei

mestre em Psicologia, linha Processos psicossociais e sócio-educativos, pela Universidade Federal de São João del-Rei – UFSJ.

Marília Novais da Mata Machado, Universidade Federal de São João del-Rei

doutora em Psicologia Social pela Universidade Paris Norte (Paris XIII) e pós-doutora pela Universidade Federal de São João del-Rei. Atuou como professora-visitante nacional sênior (PVNS/Capes) na Universidade Federal de São João del-Rei.

Carlos Henrique de Souza Gerken, Universidade Federal de São João del-Rei

doutor em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente, atua nos programas de pós-graduação em Educação e Psicologia da Universidade Federal de São João del-Rei.

Downloads

Publicado

2017-07-24

Como Citar

Batista, R. L. L., Mata Machado, M. N. da, & Gerken, C. H. de S. (2017). A construção discursiva da autoridade e do saber salesianos no jornal Diário do Comércio de São João del-Rei em meados do século. Memorandum: Memória E História Em Psicologia, 28, 145–170. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6462

Edição

Seção

Artigos