O lugar da mística na clínica psicanalítica

Autores

  • Paulo Henrique Curi Dias Universidade de São Paulo
  • Gilberto Safra Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

misticismo, experiências religiosas, psicologia clínica, psicanálise e religião

Resumo

Esse estudo trata das relações entre a mística e a Psicanálise. No início, busca-se encontrar uma definição para conceitos centrais ao tema, como “espiritualidade”, “religião” e “religiosidade”. Em seguida, justifica-se a importância clinica de pesquisar o assunto, tendo em vista tanto uma preocupação com a conduta terapêutica de tais fenômenos quanto a compreensão de que a mística nos convida a refletir sobre os fundamentos da condição humana como um todo. Partindo da concepção clínica de Gilberto Safra e da divisão feita por William Parsons entre categorias de compreensão do tema, se abordará o tratamento da mística na clínica psicanalítica numa dupla perspectiva hermenêutica - em que ela pode ser compreendida enquanto fruto de dinâmicas psíquicas ou, ao contrário, como experiência de alteridade ontológica. Por fim, serão apresentados alguns dos diferentes modos pelos quais a mística foi abordada na história da Psicanálise, problema que leva a uma revisão e a um questionamento das fundações dos modelos antropológicos subjacentes às variadas perspectivas clínicas.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Paulo Henrique Curi Dias, Universidade de São Paulo

psicólogo e mestrando bolsista da FAPESP em Psicologia Clínica pelo Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo. Membro do Laboratório Prosopon - USP.

Gilberto Safra, Universidade de São Paulo

professor-doutor titular do Instituto de Psicologia da Universidade de São Paulo e membro fundador do laboratório Prosopon - USP.

Downloads

Publicado

2015-04-24

Como Citar

Dias, P. H. C., & Safra, G. (2015). O lugar da mística na clínica psicanalítica. Memorandum: Memória E História Em Psicologia, 28, 171–183. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6463

Edição

Seção

Artigos