Elaboração da experiência ontológica em Albert Schweitzer

análise fenomenológica de uma autobiografia

Autores

  • Roberta Vasconcelos Leite Universidade Federal de Minas Gerais
  • Miguel Mahfoud Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

autobiografia, fenomenologia, experiência elementar

Resumo

Objetivamos apreender modos de elaboração da experiência ontológica na análise fenomenológica da autobiografia Minha infância e mocidade de Albert Schweitzer (1875-1965), buscando evidenciar especificidades da metodologia utilizada. Apreendemos que a escolha dos episódios e pensamentos descritos, e a organização do texto intentam atestar a constância do autor. Suspendendo o caráter moralizante do conteúdo comunicado, focalizamos a estrutura da vivência dos valores reconhecidos como irrenunciáveis. Emerge que a elaboração da experiência ontológica em Schweitzer liga-se à vivência do problema da verdade. Dialogando com a noção de Experiência Elementar, identificamos a exigência de verdade como aspiração radical que sustenta a curiosidade diante do mundo e se apresenta na pergunta pelo significado global da existência, contemplando o nexo pessoa-totalidade. Como conclusão, compreendemos que na autobiografia de Schweitzer a elaboração da experiência ontológica, ao coincidir com a elaboração sobre aderir ao que reconhece como verdadeiro, abre-se para horizonte totalizante em que a realidade concreta é acolhida como sinal e a vida é concebida como jornada de concretização dos valores não escolhidos, mas intuídos pela consciência. Conclui-se também que focalizar a estrutura das vivências, reconhecendo o dinamismo das exigências humanas, abre caminho para analisar a subjetividade em autobiografias sem incorrer em subjetivismo ou psicologismo.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Roberta Vasconcelos Leite, Universidade Federal de Minas Gerais

doutora em Psicologia pela Universidade Federal de Minas Gerais. Membro do Laboratório de Análise de Processos em Subjetividade – LAPS UFMG e do Grupo Experiência Elementar em Psicologia: estudo, pesquisa, intervenção do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais.

Miguel Mahfoud, Universidade Federal de Minas Gerais

doutor em Psicologia Social pela Universidade de São Paulo, professor associado do Departamento de Psicologia da Faculdade de Filosofia e Ciências Humanas da Universidade Federal de Minas Gerais, Belo Horizonte, Brasil. Suas pesquisas referem-se às áreas de memória, cultura e subjetividade. 

Downloads

Publicado

2015-04-24

Como Citar

Leite, R. V., & Mahfoud, M. (2015). Elaboração da experiência ontológica em Albert Schweitzer: análise fenomenológica de uma autobiografia. Memorandum: Memória E História Em Psicologia, 28, 184–205. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6464

Edição

Seção

Artigos