A experiência de estudantes sobre a atenção psicológica disponibilizada na universidade

um estudo fenomenológico

Autores

  • Grasiela Gomide de Souza Pontifícia Universidade Católica de Campinas
  • Vera Engler Cury Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Palavras-chave:

atenção psicológica, narrativa, fenomenologia, experiência

Resumo

Esta pesquisa qualitativa de inspiração fenomenológica buscou compreender e interpretar a experiência de universitários em relação ao atendimento psicológico disponibilizado pela instituição. Treze graduandos, entre 18 e 25 anos, de áreas do conhecimento variadas e que vivenciaram psicoterapia de tempo determinado e/ou grupo terapêutico participaram de encontros individuais de natureza dialógica. A análise, a partir  da construção de narrativas sobre os encontros, num movimento fenomenológico de construção de sentido, evidenciou que os participantes: a) vivenciaram um encontro consigo mesmos e com outras pessoas, desvelando-lhes novos significados; b) perceberam o desencadeamento de um processo pessoal transformador; c) sentiram-se desafiados face a um atendimento breve, d) atribuíram a importância da atenção psicológica mais à descoberta de um novo modo de ser e relacionar-se do que ao aprofundamento de questões; e) consideraram necessária a atenção psicológica na universidade.  Concluiu-se que a atenção psicológica no contexto universitário possibilita um processo de reestruturação pessoal. 

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Grasiela Gomide de Souza, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Psicóloga da Universidade Federal de Viçosa/MG. Mestre pelo Programa de Pós-Graduação em Psicologia da Pontifícia Universidade Católica de Campinas/ Brasil.

Vera Engler Cury, Pontifícia Universidade Católica de Campinas

Professora Titular da Faculdade de Psicologia e docente permanente do Programa de Pós-Graduação em Psicologia do Centro de Ciências da Vida da Pontifícia Universidade Católica de Campinas/ Brasil.

Downloads

Publicado

2017-07-24

Como Citar

Souza, G. G. de, & Cury, V. E. (2017). A experiência de estudantes sobre a atenção psicológica disponibilizada na universidade: um estudo fenomenológico. Memorandum: Memória E História Em Psicologia, 28, 221–239. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6466

Edição

Seção

Artigos