Os herdeiros da Colônia Philippson, trajetória de uma família de judeus russos imigrante

história, tempo e peregrinação

Autores

  • Elaine Pedreira Rabinovich Universidade Católica do Salvador e Universidade de São Paulo
  • Marina Massimi Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

história, autobiografia, tempo, idade, peregrinação

Resumo

Este artigo é uma reflexão sobre uma investigação que toma em foco os eventos subjacentes à escrita de uma narrativa focalizando a história da vinda de uma família israelita, em 1904, da Rússia à Colônia Philippson localizada no Estado do Rio Grande do Sul, Brasil, dentro do programa de colonização denominado Jewish Colonization Association para trabalhar na terra. A primeira autora descende desta família. Considerações sobre história, tempo, acontecimento e identidade do pesquisador conduzem à noção de que a passagem pelos limites temporais é uma busca em direção à própria identidade. Este processo é ilustrado por quatro acontecimentos em que o tempo passado se torna presente no caminho para a realização do estudo. O texto finaliza reconhecendo a metáfora da peregrinação como forma expressiva da experiência de narrativa autobiográfica e biográfica da história familiar, colocando este percurso em um terreno cultural mais amplo e de possível alcance universal.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Elaine Pedreira Rabinovich, Universidade Católica do Salvador e Universidade de São Paulo

psicóloga clínica, com mestrado em Psicologia Experimental, doutorado em Psicologia Social e pós-doutramento em Psicologia Ambiental, pela USP-SP. Atualmente, é professora no Programa de Pós-Graduação em Família na Sociedade Contemporânea da Universidade Católica do salvador. 

Marina Massimi, Universidade de São Paulo

Professora Titular e trabalha junto ao Departamento de Psicologia na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, Campus de Ribeirão Preto, Brasil. Especialista na área de História das Idéias Psicológicas na Cultura Luso-Brasileira.

Referências

Agostinho, A. (1987). Confissões (J. O. Santos & A. A. de Pina, Trad.s). Petrópolis, RJ: Vozes. (Original publicado em 397-398).

Arendt, H. (2011). Entre o passado e o futuro(M. W. Barbosa, Trad.). São Paulo: Perspectiva. (Original publicado em 1954).

Carruthers, M. (2006). Machina memorialis: meditazione, retorica e costruzione delle immagini (400-1200). (L. Iseppi, Trad.). Pisa, Itália: Edizioni della Normale. (Original publicado em 1998).

De Certeau, M. (2000). A escrita da história (M. L. Menezes, Trad.). São Paulo: Forense Universitária. (Original publicado em 1975).

Dosse, F. (2004). História e ciências sociais(F. Abreu, Trad.) Bauru, SP: Edusc. (Original publicado em 2004).

Koselleck, R. (2006). Futuro passado: contribuição à semântica dos tempos históricos (W. P. Maas & C. A. Pereira, Trad.s). Rio de Janeiro: Contraponto. (Original publicado em 1979).

Hartog, F. (2003). Régimes d’historicité: présentisme et expérience du temps.Paris: Seuil.Hartog, F. (2006). Tempo e patrimônio.

Varia Historia, 22(36), 261-273.Loriga, S. (2012). O eu do historiador. História da historiografia, 10, 247-259.

Massimi, M. (2012). (Org.). Historia do Predestinado Peregrino e de seu irmão Precito: um compendio dos saberes psicológicos no Brasil colonial. São Paulo: Loyola.

Massimi, M. (2016). Saberes psicológicos no Brasil: história, psicologia e cultura. Curitiba: Juruá.

Rabinovich, E. P. (2008). O comum em uma comunidade quilombolabaiana no século XXI: o terreiro de Candomblé. Memorandum 14, 86-102. Recuperado em 24 de setembro, 2014, de www.fafich.ufmg.br/memorandum/a14/rabinovich.pdf

Rabinovich, E. P. (2015). Os herdeiros da Colônia Philippson: trajetória de uma família de judeus imigrantes no Rio Grande do Sul. São Paulo: AllPrint.

Ramirez, P. N. (2011). A memória e a infância em Marcel Proust e Walter Benjamin. Aurora -revista de arte, mídia e política, 10, 119-134. Recuperado em 17 de setembro, 2013, de revistas.pucsp.br/index.php/aurora/article/view/4424

Ricouer, P. (1983-5). Temps et récit, l’oubli. Paris: Seuil.

Downloads

Publicado

2017-07-24

Como Citar

Rabinovich, E. P., & Massimi, M. (2017). Os herdeiros da Colônia Philippson, trajetória de uma família de judeus russos imigrante: história, tempo e peregrinação. Memorandum: Memória E História Em Psicologia, 30, 148–156. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6494

Edição

Seção

Artigos