Uma reflexão a respeito da educação inclusiva e medicalização da infância a partir das ideias de Carl Rogers sobre educação

Autores

  • Lia de Luna Amatto Espaço de Estudos e Pesquisas na Abordagem Centrada na Pessoa Dr. John Keith Wood
  • Vera Lucia Pereira Alves Espaço de Estudos e Pesquisas na Abordagem Centrada na Pessoa Dr. John Keith Wood

Palavras-chave:

educação inclusiva, medicalização, terapia centrada no cliente

Resumo

No decorrer das últimas décadas, as concepções a respeito das deficiências físicas e intelectuais foram se modificando, trazendo implicações para o ambiente educacional. Quando a deficiência passa a ser entendida como uma diferença, transfere para a escola a responsabilidade de incluir as crianças portadoras de deficiência na sala de aula, ocasionando novas exigências nas práticas educacionais. Assim, ao mesmo tempo em que surgem políticas a favor da inclusão escolar, constata-se a prevalência de uma abordagem biomédica nesse processo, procurando superar a nova demanda da educação através de terapêuticas clínicas. O presente estudo visa discutir as Práticas de Inclusão Escolar através do conceito de Aprendizagem Significativa desenvolvido por Carl Rogers que, ao compreendê-la como um processo que pressupõe o envolvimento de toda a pessoa, em seus aspectos sensórios e cognitivos pode se tornar uma resposta a proposta de inclusão educacional, distanciando-a de práticas estáticas e medicalizantes.

 

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Biografia do Autor

Lia de Luna Amatto, Espaço de Estudos e Pesquisas na Abordagem Centrada na Pessoa Dr. John Keith Wood

Psicóloga da instituição Sociedade Educativa de Trabalho e Assistência - SETA. Psicoterapeuta em prática provada. Especialista em Psicologia do Desenvolvimento Promoção e Intervenção na Área da Saúde pela UNICAMP. Formação em psicologia clínica pelo Espaço de Estudos e Pesquisas na Abordagem Centrada na Pessoa Dr. John Keith Wood.

Vera Lucia Pereira Alves, Espaço de Estudos e Pesquisas na Abordagem Centrada na Pessoa Dr. John Keith Wood

Pesquisadora do programa de Pós-Doutorado do Departamento de Psicologia Médica e Psiquiatria da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP. Psicóloga, psicoterapeuta. Coordenadora do Espaço de Estudos e Pesquisa na Abordagem Centrada na Pessoa Dr. John Keith Wood.

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Publicado

2016-04-01

Como Citar

Amatto, L. de L., & Alves, V. L. P. (2016). Uma reflexão a respeito da educação inclusiva e medicalização da infância a partir das ideias de Carl Rogers sobre educação. Memorandum: Memória E História Em Psicologia, 30, 224–242. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6498

Edição

Seção

Artigos