Egocentrismo, pensamento inteligente e vida social

a divulgação das ideias de Jean Piaget na década de 1930 no Brasil

Autores

  • Raquel Martins Assis Universidade Federal de Minas Gerais

Palavras-chave:

história da psicologia, Jean Piaget, educação, inteligência, apropriação

Resumo

O artigo apresenta resultados de uma pesquisa que investigou a apropriação de ideias de Jean Piaget divulgadas na Revista do Ensino (1925-1940), entre 1930 e 1940. O periódico, publicado pela Inspetoria Geral da Instrução de Minas Gerais, era responsável pela divulgação dos princípios da Escola Nova no âmbito da reforma educacional mineira. A análise da revista revelou a existência de onze textos em que há citações diretas a Piaget. Esses textos podem ser divididos em dois grupos em termos de gênero: um conjunto formado por discursos, resenhas e notícias e outro representado por artigos que tratam da criança e de seu psiquismo. Desse conjunto de artigos, analisamos seis textos que trazem apropriações do conceito de egocentrismo ao lado da socialização do pensamento. Como conclusão, entendemos que, no periódico estudado, o psicólogo suíço era tomado como referência para as discussões do impacto do ambiente sobre o desenvolvimento psíquico da criança.

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Biografia do Autor

Raquel Martins Assis, Universidade Federal de Minas Gerais

mestre em Psicologia pela USP e doutora em Educação pela UFMG.  É professora da Faculdade de Educação da Universidade Federal de Minas Gerais e trabalha com pesquisas em História da Psicologia e História da Psicologia da Educação no Brasil. 

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Publicado

2014-10-29

Como Citar

Assis, R. M. (2014). Egocentrismo, pensamento inteligente e vida social: a divulgação das ideias de Jean Piaget na década de 1930 no Brasil. Memorandum: Memória E História Em Psicologia, 27, 143–160. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6513

Edição

Seção

Artigos