Desenvolvimento humano e a produção do conhecimento

trajetórias de investigação de natureza fenomenológica e hermenêutica

Autores

  • Vitória Helena Cunha Espósito Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Maria das Graças Barreto da Silva Universidade Federal de São Paulo
  • Gilberto Tadeu Reis da Silva Universidade Federal da Bahia
  • Geraldo Magela Salomé Universidade do Vale do Sapucaí

Palavras-chave:

desenvolvimento humano, educação, saúde, pesquisa fenomenológica, hermenêutica

Resumo

Este trabalho tem como objeto de estudo investigações que se desenvolvem como um percurso metodológico no âmbito da Cátedra Joel Martins e que focam a experiência dos sujeitos que vivenciam a indissociável interface saúde–educação numa perspectiva inter/multi e transdisciplinar. Objetiva enfatizar que a consciência pré-reflexiva e pré-objetiva presente nos discursos fenomenológicos mostra-se de forma especial para compreensão dos modos pelos quais os sujeitos envolvidos na investigação vivenciam seu fazer, formulam sentidos, produzem conhecimentos. Como suporte metodológico, a fenomenologia hermenêutica propiciou a leitura compreensivo/interpretativa das pesquisas apresentadas. Como resultado desta leitura salienta: a necessidade de uma postura crítica nas investigações sistemáticas; o discernimento de que é possível fazer ciência a partir da experiência vivida e da intervenção na realidade concreta. Conclui ainda que a construção de conhecimento, de ações educativas humanizadoras e de cuidados constitui-se num fazer transformador em constante (re)construção.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Vitória Helena Cunha Espósito, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Professora Titular da Faculdade de Educação. Docente credenciada junto ao Programa de Pós-Graduação em Educação: Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUCSP). Líder do Grupo de Pesquisa Educação e Produção do Conhecimento (CNPq-CEPE / PUCSP). Fundadora e Coordenadora da Cátedra Interinstitucional Joel Martins (Faculdade de Educação / PUC-SP).

Maria das Graças Barreto da Silva, Universidade Federal de São Paulo

Doutoranda, Psicomotricista e Professora Assistente da Escola Paulista de Enfermagem – Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Coordenadora do Projeto de Extensão Grupo de Massagem e Estimulação de Bebês (GMEB). Líder do Grupo de Estudo em Puericultura (CNPq / UNIFESP). Integrante-Fundadora da Cátedra Interinstitucional Joel Martins (FE/PUC-SP).

Gilberto Tadeu Reis da Silva, Universidade Federal da Bahia

Professor Adjunto na Escola de Enfermagem da Universidade Federal da Bahia. Docente Credenciado no Programa de Ensino em Ciências da Saúde - CEDESS/UNIFESP/MPNORTE. Doutor em Ciências e Pós-Doutor em Ensino de Ciências da Saúde pela Universidade Federal de São Paulo. Diretor de Educação e Pesquisa da ABRADHENF. Participa do Grupo de Pesquisa Educação, Ética e Exercício da Enfermagem. É Integrante-Fundador da Cátedra Interinstitucional Joel Martins (FE/PUC-SP).

Geraldo Magela Salomé, Universidade do Vale do Sapucaí

Professor Adjunto do Curso de Mestrado profissional Ciências Aplicadas à Saúde da Universidade do Vale do Sapucaí-UNIVÁS/ Pós-Doutor junto ao Programa de Pós-Graduação em Cirurgia Plástica da Universidade Federal de São Paulo. Doutor em Ciências pela Escola Paulista de Medicina (UNIFESP). Mestre em Ciências da Saúde pelo Programa de Pós Graduação de Enfermagem da Universidade Federal de São Paulo. Integrante da Cátedra Interinstitucional Joel Martins (FE/PUC-SP).

Referências

Ales Bello, A. (2000). Fenomenologia do ser humano: traços de uma filosofia no feminino(A. Argonese, Trad.). Bauru, SP: Edusc. (Original publicado em 1992).

Als, H. (1997). Intervention for preterm infants in the newborn intensive care unit. Em M. J. Guralnick (Org.). The effectiveness of early intervention (pp. 47-76). Baltimore, Estados Unidos da América: Paul Brookes.

Boemer, M. R. & Correa, A. K. (2003). Repensando a relação do enfermeiro com o doente: o resgate da singularidade humana. Em R. F. G. R. Branco (Org.). A relação com o paciente: teoria, ensino e prática (pp. 263-269). Rio de Janeiro: Guanabara Koogan.

Boemer, M. R. & Rocha, S. M. M. (1996). A pesquisa em enfermagem: notas de ordem histórica e metodológica. Revista Saúde e Sociedade, 5(2), 77-88.

Castelo Branco, P. C. & Andrade, A. B. (2011). Memorandum: dez anos da memória e história em discussões fenomenológicas. Memorandum,21, 271-279. Recuperado em 22 de junho, 2012, dewww.fafich.ufmg.br/memorandum/a21/castelobrancoandrade01

Espósito, V. H. C. (2006). Construindo o conhecimento da criança/adulto: uma perspectiva indisciplinar?São Paulo: Martinari.

Espósito, V. H. C. (2011). A formação comoação educativa: buscando sentidos. Em G. T. R. Silva & V. H. C. Espósito (Org.s). Educação e saúde: cenários de pesquisa e intervenção (pp. 25-48). São Paulo: Martinari.

Gadamer, H. G. (1977). Verdad y método. Fundamentos de uma hermenêutica filosófica(A. Aparício & R. Agapito, Trad.s). Salamanca, Espanha: Siqueme (Original publicado em 1960).

Esteves, A. F. (2001). Recém–nascido pré-termo: identificação de seus comportamentos. Relatório de Pesquisa. Programa Institucional de Bolsa de Iniciação Científica de Incentivo à Pesquisa / PIBICCNPQ. Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, SP.

Heidegger, M. (1986). El ser y el tiempo(J. Gaos, Trad.). México: Fondo de Cultura Económica. (Original publicado em 1927).

Husserl, E. (2008). A crise da humanidade europeia e a filosofia (P. M. S. Alves, Trad.). Em E. Husserl. Europa: crise e renovação(pp. 119-152). Lisboa: Centro de Filosofia da Universidade de Lisboa. (Original de 1935, publicação póstuma em 1989).

Martins, J. (1992). Um enfoque fenomenológico do currículo: educação como poíesis. São Paulo: Cortez.

Merleau-Ponty, M. (1994). Fenomenologia da percepção(A. R. de Moura, Trad.). São Paulo: Martins Fontes (Original publicado em 1945).

Salomé, G. M. (2006). Percepção vivenciada pela equipe de enfermagem durante o cuidado prestado ao indivíduo internado numa unidade de terapia intensiva. Tese de Mestrado, Programa de Pós Graduação de Enfermagem,Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, SP.

Salomé, G. M. (2011). Síndrome de Bournout em profissionais de enfermagem que trabalham em uma UTI. Revista Nursing, 153(13), 92-98.

Silva, G. T. R. (2003). Preceptoria como ação educativa: uma leitura hermenêutica fenomenológica. Tese de Doutorado, Programa de Pós Graduação de Enfermagem, Universidade Federal de São Paulo, São Paulo, SP.

Silva, G. T. R., Espósito, V. H. C. & Nunes, D. M. (2008). Preceptorship: ananalysis with in the phenomenological perspective. Acta Paulista de Enfermagem, 21(3), 460-465.

Silva, M. G. B., Carmagnani, M. I. S. & Pereira, S. R. (2010). Inserção e impacto social da Escola Paulista de Enfermagem no Cenário Paulista. Em M. Barbieri & J. Rodrigues (Org.s). Memórias do cuidar: setenta anos da Escola Paulista de Enfermagem (pp. 167-204).São Paulo: Universidade Federal de São Paulo.

Silva, M. G. B. & Espósito, V. H. C. (2008). Ações que formam: compreensão da linguagem do bebê. Contribuição para a humanização do cuidado de enfermagem neonatal [Resumo]. Em Anais do II Simpósio Internacional de Enfermagem em Cuidados Intensivos Pediátricos e Neonatais(pp. 11-14). São Paulo: Segetec;Universidade Federal de São Paulo.

Downloads

Publicado

2014-04-30

Como Citar

Espósito, V. H. C., Silva, M. das G. B. da, Silva, G. T. R. da, & Salomé, G. M. (2014). Desenvolvimento humano e a produção do conhecimento: trajetórias de investigação de natureza fenomenológica e hermenêutica. Memorandum: Memória E História Em Psicologia, 26, 153–167. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6526

Edição

Seção

Artigos