Rememorações de idosos sobre transformações ambientais em Seropédica

uma análise psicossocial

Autores

  • Ronald Clay dos Santos Ericeira Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Rosa Cristina Monteiro Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Cecilia Maria da Rocha Ribeiro Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Julia da Silva Xavier Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Juliana Gomes Braz Vargas Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro
  • Julianne Haru Gomes Horita Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

Palavras-chave:

ambientes sociais, idosos, memória

Resumo

O artigo tem como objetivo relatar parcialmente uma pesquisa da memória social de idosos da cidade de Seropédica, no Rio de Janeiro, sobre transformações ambientais pelas quais passou a região nas últimas décadas, particularmente no que se refere à transição de uma sociedade tipicamente rural a uma sociedade urbanizada com resquícios de ruralidade.  Os procedimentos teórico-metodológicos que fundamentam a pesquisa empírica foram articulados numa perspectiva psicossocial integrada aos estudos da memória. Os entrevistados foram 40 mulheres e 5 homens moradores da cidade de Seropédica, frequentadores do Núcleo da Melhor Idade do referido município. Os idosos tinham idade entre 55 e 80 anos. A coleta de dados foi feita por alunos de graduação em Psicologia da UFRRJ que utilizaram um roteiro de entrevista semiestruturado e o método de história de vida. Os dados foram analisados em busca de regularidades e da saturação dos conteúdos da memória social da região.

 

Downloads

Não há dados estatísticos.

Biografia do Autor

Ronald Clay dos Santos Ericeira, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

professor adjunto de psicologia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Doutorado em Antropologia Cultural pela UFRJ e doutorado em Psicologia Social pela UERJ. Principais interesses de pesquisa: memória cognitiva, memória social, cultura popular, educação e aprendizagem.

Rosa Cristina Monteiro, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

professora associada de psicologia da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Doutorado em Desenvolvimento, Agricultura e Sociedade pela UFRRJ. Desenvolve pesquisas nos seguintes temas: ruralidade, ambiente, espaço, natureza.

Cecilia Maria da Rocha Ribeiro, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

graduanda do curso de Psicologia da UFRRJ. É bolsista de Iniciação Científica pela UFRRJ.

Julia da Silva Xavier, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

graduanda do curso de Psicologia da UFRRJ. É bolsista de Iniciação Científica pelo PROIC-UFRRJ.

Juliana Gomes Braz Vargas, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

graduanda do curso de Psicologia da UFRRJ. Foi bolsista de Iniciação Científica pelo PROIC-UFRRJ.

Julianne Haru Gomes Horita, Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro

graduanda do curso de Psicologia da UFRRJ. É bolsista de Iniciação Científica pela Faperj.

Referências

Alves, J. (2003).Dos barões ao extermínio: uma história da violência na Baixada Fluminense.Duque de Caxias, RJ: APPH;CLIO.

Bosi, E.(1994). Memória e sociedade: lembranças de velhos (2a ed.). São Paulo: Companhia das Letras. (Original publicado em 1979).

Bosi, E. (2003). O tempo vivo da memória: ensaios de psicologia social. São Paulo: Ateliê Editorial.

Détienne, M. (1992).L’invention de la mythologie. Paris: Gallimard.

Ericeira, R. (2009). A reconstrução do passado na Portelana rede mundial de computadores e nas rodas de samba. Tese de Doutorado, Programa de Pós-Graduação em Sociologia e Antropologia, Instituto de Filosofia e Ciências Sociais, Universidade Federal do Rio de Janeiro, Rio de Janeiro, RJ.

Ericeira, R. (2013). Neuropsicologia, processos cognitivos e educação. EmV. Marques & R. Melo (Orgs.). Psicologia e educação: conexões e diálogos (pp. 169-182). Seropédica, RJ: EDUFRRJ.

Glat, R. & Pletch, M. (2009). O método de história de vida em pesquisas com pessoas com necessidades educacionais especiais. Revista Educação Especial,22(34), 139-154.

Halbwachs, M. (2006). A memória coletiva(B. Sidou, Trad.). São Paulo: Vértice. (Publicação póstuma em 1950).

Izquierdo, I. (2002). Memória.Porto Alegre: Artes Médicas.

Neto, J. & Monteiro, R. (2008). Comunicação e construção social: os círculos agroculturais em Mage/RJ. Em G. Cimadevilla (Org). Comunicación, tecnologia y desarollo: trayectorias (pp 46-58).Rio Cuarto, Argentina: UNRC.

Pollack, M. (1992). Memória, esquecimento, silêncio. Estudos Históricos,2(3), 3-15.

Ricoeur, P. (2008). História, memória, esquecimento(A. François, Trad.). Campinas, SP: Unicamp. (Original publicado em 1998).

Sá, C. (2007). Sobre o campo de estudo da memória social: uma perspectiva psicossocial. Psicologia: Reflexão e Crítica, 20(2), 290-295.

Sá, C.P, Oliveira, D.C., Wolter, R.M.C.P. & Vetere, R. (2011). A memória histórica dos Anos Dourados do Rio de Janeiro: Juscelino Kubistchek e a construção de Brasília. Memorandum, 21, 159-174. Recuperado em 10 de outubro, 2012, de http://www.fafich.ufmg.br/memorandum/a21/saoliveirawoltervetere01

Santos, R. (2008). O caminho nacional da UFRRJ. Brasília: Abaré.

Silva, A. (2007). Conte-me sua história: reflexões sobre o método de história de vida.Mosaico: Estudos em Psicologia, 1, 25-35.

Tinoco, R. (2007, julho). Histórias de vida: um método qualitativo de investigação. Psicologia:oportal dos psicólogos. Recuperado em 2 dezembro, 2011, de http://www.psicologia.com.pt/artigos

Vernant, J. (1973). Mito e pensamento entre os gregos: estudos de psicologia histórica(B.Badejo, Trad.). São Paulo: EDUSP; Difusão Europeia do Livro.(Original publicado em 1964).

Downloads

Publicado

2013-10-31

Como Citar

Ericeira, R. C. dos S., Monteiro, R. C., Ribeiro, C. M. da R., Xavier, J. da S., Vargas, J. G. B., & Horita, J. H. G. (2013). Rememorações de idosos sobre transformações ambientais em Seropédica: uma análise psicossocial. Memorandum: Memória E História Em Psicologia, 25, 112–126. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6537

Edição

Seção

Artigos