A contribuição da fenomenologia de Edith Stein para a compreensão de um projeto educativo que articula escola e bairro

Autores

  • Suzana Filizola Brasiliense Carneiro Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Heloisa Szymanski Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Palavras-chave:

fenomenologia e educação, Edith Stein, relação escola-comunidade, literatura marginal

Resumo

A pesquisa relatada teve por objetivo compreender a articulação entre uma escola municipal de ensino fundamental situada na periferia de São Paulo e grupos de jovens que desenvolvem um trabalho de divulgação da cultura local por meio de oficinas de literatura marginal. Foram feitas observações participantes; encontros com gestores, educadores e com o responsável pelas oficinas; e uma entrevista reflexiva com os alunos. O fenômeno da articulação mostrou-se como importante ação educativa à medida que aproximou os alunos da literatura, ajudou-os a tomarem consciência de sua participação na sociedade e a perceberem o conhecimento como ferramenta para transformação social. O jovem responsável pelas oficinas também se transformou ao descobrir-se educador. As mudanças ocorridas no nível individual repercutiram positivamente nas duas comunidades envolvidas no projeto: escola e bairro (coletivos).

 

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Biografia do Autor

Suzana Filizola Brasiliense Carneiro, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

mestre em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e doutoranda do Programa de Psicologia Clínica da Universidade de São Paulo.

Heloisa Szymanski, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

doutora em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é professora titular do Programa de Estudos Pós-graduandos em Educação: Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e coordenadora do grupo de pesquisa em Práticas Educativas e Atenção Psicoeducacional à Escola, Família e Comunidade (ECOFAM).

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Publicado

2012-10-01

Como Citar

Carneiro, S. F. B., & Szymanski, H. (2012). A contribuição da fenomenologia de Edith Stein para a compreensão de um projeto educativo que articula escola e bairro. Memorandum: Memória E História Em Psicologia, 23, 70–92. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6556

Edição

Seção

Artigos