A contribuição da fenomenologia de Edith Stein para a compreensão de um projeto educativo que articula escola e bairro

Autores

  • Suzana Filizola Brasiliense Carneiro Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
  • Heloisa Szymanski Pontifícia Universidade Católica de São Paulo

Palavras-chave:

fenomenologia e educação, Edith Stein, relação escola-comunidade, literatura marginal

Resumo

A pesquisa relatada teve por objetivo compreender a articulação entre uma escola municipal de ensino fundamental situada na periferia de São Paulo e grupos de jovens que desenvolvem um trabalho de divulgação da cultura local por meio de oficinas de literatura marginal. Foram feitas observações participantes; encontros com gestores, educadores e com o responsável pelas oficinas; e uma entrevista reflexiva com os alunos. O fenômeno da articulação mostrou-se como importante ação educativa à medida que aproximou os alunos da literatura, ajudou-os a tomarem consciência de sua participação na sociedade e a perceberem o conhecimento como ferramenta para transformação social. O jovem responsável pelas oficinas também se transformou ao descobrir-se educador. As mudanças ocorridas no nível individual repercutiram positivamente nas duas comunidades envolvidas no projeto: escola e bairro (coletivos).

 

Biografia do Autor

  • Suzana Filizola Brasiliense Carneiro, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
    mestre em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e doutoranda do Programa de Psicologia Clínica da Universidade de São Paulo.
  • Heloisa Szymanski, Pontifícia Universidade Católica de São Paulo
    doutora em Educação (Psicologia da Educação) pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo. Atualmente é professora titular do Programa de Estudos Pós-graduandos em Educação: Psicologia da Educação da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo e coordenadora do grupo de pesquisa em Práticas Educativas e Atenção Psicoeducacional à Escola, Família e Comunidade (ECOFAM).

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Publicado

2012-10-01

Edição

Seção

Artigos

Como Citar

A contribuição da fenomenologia de Edith Stein para a compreensão de um projeto educativo que articula escola e bairro. (2012). Memorandum: Memória E História Em Psicologia, 23, 70-92. https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6556