Imaginação e imagens

conceitos e práticas em tradições culturais da modernidade ocidental e do Brasil colonial

Autores

  • Marina Massimi Universidade de São Paulo

Palavras-chave:

imaginação, imagem, história dos saberes psicológicos, retórica

Resumo

O artigo aborda a integração entre os universos dos conceitos e o das práticas acerca da ordenação da imaginação e do uso das imagens na Idade Média e na Idade Moderna no Ocidente e no Brasil colonial. Evidencia que o funcionamento da imaginação é tomado de modo integrado aos processos do conhecimento sensorial, da memória e do entendimento, dos afetos e da vontade. Focaliza o estudo da imagem e do treino da imaginação no âmbito da retórica. Enfatiza as múltiplas dimensões das imagens enquanto processos culturais e a importância de apreender esta complexidade inclusive ao investigar os processos psíquicos por elas estimulados. Ao abordar esta temática, apresenta algumas sugestões metodológicas que se situam na interface entre a história cultural, a história dos saberes psicológicos e a psicologia. Propõe exemplos de transmissão de conceitos sobre imagens e imaginação e de utilização das imagens visando mobilizar o dinamismo psíquico dos destinatários em práticas culturais do Brasil colonial, tais como na pregação através do uso das metáforas, nas festas através do uso de alegorias, emblemas, figuras e estátuas; e nas narrativas do gênero alegóricos.

 

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Biografia do Autor

Marina Massimi, Universidade de São Paulo

Professora Titular e trabalha junto ao Departamento de Psicologia e Educação na Faculdade de Filosofia Ciências e Letras da Universidade de São Paulo, Campus de Ribeirão Preto, Brasil. Especialista na área de História das Idéias Psicológicas na Cultura Luso-Brasileira.

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Publicado

2012-10-01

Como Citar

Massimi, M. (2012). Imaginação e imagens: conceitos e práticas em tradições culturais da modernidade ocidental e do Brasil colonial. Memorandum: Memória E História Em Psicologia, 23, 158–184. Recuperado de https://periodicos.ufmg.br/index.php/memorandum/article/view/6560

Edição

Seção

Artigos